Calendário da Fórmula 1 está pronto para mudanças

Nos últimos anos a Fórmula 1 tem passado por calendários praticamente idênticos, mas com a chegada da temporada 2004, a cara do Mundial mudou um pouco tendo como resultado a realização do Grande Prêmio do Brasil no fim do ano, encerrando o campeonato, e a primeira realização do GP do Bahrein e da China.

Neste ano, a Europa perdeu o Grande Prêmio da Áustria e para o ano que vem também não deverá ter San Marino. Para 2005 haverá mudanças significantes com a entrada de países que permitem a propaganda tabagista e a realização de suas corridas na primeira metade da temporada, “empurrando” as provas européias para depois de julho.

Há, na verdade, três corridas que deverão afetadas pela proibição da propaganda: Hungria, Bélgica e Itália. Com San Marino fora do calendário, o GP da Itália deverá ser transferido para o final do ano, e é possível que as autoridades da Fórmula 1 façam o mesmo com a Bélgica e Hungria.

A França e Inglaterra, que desde sempre proíbem a propaganda tabagista, deverão se manter na segunda metade do ano, enquanto o novo GP da Turquia – cujo autódromo está sendo construído – aconteceria na mesma época, em agosto, sendo incluído também entre os que não permitem a propaganda.

É necessário ver até onde as equipes irão topar correr mais de 16 corridas, como neste ano. Se tiver dinheiro suficiente sendo oferecido, provavelmente irão concordar. Se não houver, outras corridas deverão ser descartadas, e aí os GPs europeus que proíbem a propaganda de cigarro estão na linha de fogo.

Atuais corridas como Mônaco, França, Alemanha, Itália e Inglaterra parecem ter suas posições garantidas, mas a pressão sobre as demais provas continua em pauta conforme novos palcos aparecem como Índia, Líbia, Coréia e Rússia.