Por Giovanni Romão
Em uma corrida de tirar o fôlego e fazer bater mais forte o coração, Lewis Hamilton teve que ir além do seus limites, diferentemente do cenário na Malásia,para garantir sua segunda vitória seguida no ano. No Bahrain, o inglês superou novamente seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, e Sergio Perez garantiu um lugar no pódio.
Na quarta colocação terminou o destemido Daniel Riccardo, com Nico Hulkenberg na quinta colocação e Sebastian Vettel em sexto. Repetindo o resultado do GP da Malásia, Felipe Massa foi o sétimo e Valtteri Bottas o oitavo. A dupla da Ferrari, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, fecharam a zona de pontuação em nono e décimo lugares.
A corrida e seus momentos
A largada do GP do Bahrain foi um dos pontos altos da prova, com destaque para o brasileiro Felipe Massa, que pulou de sétimo para a terceira colocação, enquanto na frente Hamilton ganhou a posição do pole Rosberg. As demais posições não tiveram grande alterações, tirando Perez que também superou Bottas e foi para quarto, com Button em sexto, seguido por Alonso, Hulkenberg (que também fez uma grande largada), Raikkonen e Vettel, fechando os dez primeiros.
Nas primeira voltas da corrida, as Mercedes começaram a fazer uma corrida a parte das demais, com Hamilton e Rosberg disparando na frente, enquanto no segundo pelotão vinha Massa, Perez e Bottas – sendo que o piloto da Williams enfrentou algum problema na volta 10, perdendo posições para Button e Hulkenberg. Mais atrás a briga era boa entre Alonso, Raikkonen e Vettel.
Na volta 11, Bottas iniciou a primeira janela de parada dos líderes da prova, voltando na 16ª posição. No mesmo momento, Perez e Massa entravam em uma bela disputa, com o mexicano levando a melhor depois que Massa deu uma traseirada com seu Williams – o brasileiro puxou para o pit na volta 14, junto com Raikkonen. No giro 13 Alonso já havia optado pela primeira parada no pit.
A briga entre Hamilton e Rosberg voltou a esquentar na volta 18, quando o alemão conseguiu a ultrapassagem para cima de Hamilton no final da reta principal, mas acabou tomando o “X” depois da curva. E a disputa seguiu ainda mais acirrada na volta 19, quase terminando em confusão, então a equipe optou por chamar Hamilton para os boxes na volta 20, enquanto Rosberg entrou apenas no giro 22, voltando um pouco mais atrás do seu companheiro-adversário
Depois da primeira rodada de pit, as dez primeiras colocações ficaram assim: Hamilton, Rosberg, Bottas, Massa, Hulkenberg, Perez, Alonso, Button, Raikkonen e Vettel.
A partir da volta 23 começou uma briga muito interessante entra os dois carros da Williams e os dois da Williams. Mais atrás, Raikkonen e Vettel disputavam a nona colocação, com o alemão levando a melhor na volta 25. Voltando a briga da frente, Bottas foi chamado para os boxes na volta 26, quando Hulkenberg tentou duas manobras para cima de Massa, que se defendeu bem, ajudando até Perez a superar seu companheiro de equipe.
Felipe foi para o pit na volta 29, optando pelos pneus mais macios, deixando claro que faria mais uma parada. Lá na frente, Hamilton dominava a situação em cima de Rosberg. No retorno das paradas, Bottas voltou novamente na frente de Felipe, brigando com Raikkonen e Riccardo pela sétima colocação. O primeiro que Bottas superou foi Raikkonen, na volta 32, e Riccardo no giro 34. Massa veio junto, passando Raikkonen na volta 33 e Riccardo na passagem 35.
Passado mais da metade da prova, as dez primeiras posições estava assim: Hamilton, Rosberg, Bottas, Massa, Perez, Alonso, Hulkenberg, Button, Vettel e Maldonado.
Na volta 39, a Williams mudou a estratégia de Felipe, chamando o brasileiro para a sua última parada nos boxes, na tentativa de inverter as posições sem precisar de jogo de equipe no rádio. Mas de nada adiantou muito, já que Maldonado tocou no meio do carro de Sutil na saída da primeira curva. O toque fez o alemão capotar, mas caindo na posição natural do carro – o acidente levou o Safety-Car para a pista.
Depois de 5 voltas na pista, o carro de segurança recolheu para os boxes no final da volta 46, dando reinício para as dez voltas finais da prova, com as 10 posições: Hamilton, Rosberg, Perez, Hulkenberg, Button, Vettel, Riccardo, Massa, Bottas e Alonso. Rosberg tentou uma manobra para cima de Hamilton logo na relargada, mas sem sucesso, enquanto lá atrás Button sofria com seus pneus duros, perdendo 4 posições, caindo de quinto para nono.
Nas cinco voltas finais da prova, Rosberg partiu novamente para cima de Hamilton, em uma disputa de tirar o fôlego – porém, mesmo de pneus duros, Hamilton conseguiu manter a liderança e vencer a prova, seguido de Rosberg e Perez.
Confira o resultado GP do Bahrain:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 2 pit-stops
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2
3) Sergio Perez (MEX/Force India), 2
4) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 2
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 2
6) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2
7) Felipe Massa (BRA/Williams), 3
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 3
9) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 3
10) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), 3
11) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), 3
12) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 3
13) Max Chilton (ING/Marussia), 3
14) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), 4
15) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), 2
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 5
OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 3
OUT) Kevin Magnussen (DIN/McLaren), 3
OUT) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 2
OUT) Marcus Ericsson (SUE/Caterham), 2
OUT) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 3
OUT) Adrian Sutil (ALE/Sauber), 3