Vettel domina GP da Bélgica e amplia vantagem na liderança

Por André Spigariol

Sebastian Vettel deu mais um passo rumo ao seu tetracampeonato mundial na Fórmula 1 neste domingo (25), ao vencer com autoridade o GP da Bélgica, realizado no circuito de Spa-Francorchamps. Líder desde a primeira volta, o alemão da Red Bull não deu chances aos demais e sobrou, conquistando seu 31º triunfo na carreira. Fernado Alonso foi o melhor do resto, terminando em segundo, depois de largar da nona posição. O pódio teve ainda a presença de Lewis Hamilton, terceiro colocado com a Mercedes.

A chuva que bagunçou o treino de ontem não deu o ar de sua graça na corrida de hoje, o que não significa que a prova belga foi monótona. Pelo contrário, o que se viu foi um festival de brigas e ultrapassagens, ainda que a vitória de Vettel tenha parecido segura desde a largada.

Logo atrás da Mercedes de Hamilton veio a Mercedes de Nico Rosberg, que fez corrida discreta. Mark Webber, quinto, também foi modesto e não chamou grande atenção, depois de fazer uma largada ruim, caindo para o meio do pelotão. A sexta posição ficou por conta de Jenson Button, que foi combativo durante toda a corrida e mostrou certa evolução do carro da McLaren.

Felipe Massa teve uma corrida atribulada com problemas eletrônicos e no Kers no início da prova. O brasileiro, ainda assim, salvou um sétimo lugar, depois de largar em décimo. Romain Grosjean completou em oitavo, seguido por Adrian Sutil e Daniel Ricciardo, que completaram o top-10.

Como foi a corrida em Spa-Francorchamps

Na largada, Hamilton pulou na liderança e segurou Vettel em segundo, mas o alemão conseguiu a ultrapassagem e assumiu a ponta logo após a passagem pela Eau Rouge. Webber largou mal e caiu para sexto, enquanto Button aparecia em quarto, logo atrás de Rosberg e à frente de Alonso. Felipe Massa caiu para 12º.

Logo de cara, Vettel já ia indo embora e deixava o pelotão para trás. Em duas voltas, o alemão tinha quase três segundos de vantagem, enquanto que Alonso ia pressionando Button na briga pela quarta posição, concretizando a ultrapassagem na quarta volta. Webber fez o mesmo no giro seguinte. Na sexta volta, o espanhol voltou a ganhar atenção das câmeras e deixou Rosberg para trás. Mais rápido que Hamilton, ele tinha tudo para pular também para a segunda posição.

Na volta 10, começaram as paradas de box: primeiro com Felipe Massa e Hulkenberg. Depois, na 11ª e na 12ª, vários pilotos já vinham registrando seus pit stops. Enquanto isso, Sergio Pérez teria que passar uma vez a mais pela via dos boxes, punido com um drive through por uma ultrapassagem desleal sobre Grosjean, ao empurrar o francês para fora da pista na freada para a Les Combes. Felipe Massa, que vinha com problemas no Kers antes da parada, parecia estar recuperado dos problemas e registrava sua volta mais rápida na corrida.

Após o primeiro ciclo de paradas, Alonso tomou a terceira posição de Hamilton na La Source e conseguiu frear após o limite na chegada à Les Combes para ficar com a posição. À altura da 17ª volta, os dez primeiros eram: Vettel, Button, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Grosjean, Ricciardo, Massa e Gutierrez. Button ainda não havia parado, mas o fez um giro mais tarde, voltando em oitavo.

Lá na frente, Vettel ia tranquilo administrando a liderança, com vantagem de oito segundos sobre Alonso. Enquanto isso, a corrida estava cheia de brigas no meio do pelotão. Na 20ª volta, Sutil apareceu fazendo bela ultrapassagem na Eau Rouge sobre Gutierrrez. Outra briga em destaque era a de Massa contra Button. Primeiro, o brasileiro passou o inglês, mas levou o troco na chicane Bus Stop.

Na volta 25: Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Massa, Raikkonen, Sutil e Di Resta eram os pontuáveis. O finlandês pressionava o brasileiro, mas Massa se defendia bem, ajudado também por um problema nos freios de Kimi, que tinha que lidar com o superaquecimento do disco de freio dianteiro esquerdo desde o início da corrida. Na 26ª passagem, o nórdico tentou superar Massa na Bus Stop, mas seus freios estavam em frangalhos e o carro da Lotus passou reto. Kimi recolheu para os boxes e abandonou.

E uma briga bonita de quatro carros no meio do pelotão acabou em lambança na Bus Stop. Gutierrez, Maldonado, Sutil e Di Resta vinham lado a lado ao longo de todo o último setor da pista. O venezuelano perdeu a tangência na saída da última chicane e, após contato com Sutil, perdeu um pedaço da asa dianteira. Bisonhamente, o sul-americano quis tomar o caminho dos boxes no meio da curva, acertando em cheio o inocente Di Resta, que vinha passando por ali. Maldonado ainda conseguiu voltar para o box e para a corrida, enquanto o escocês saiu da corrida.

O incidente da 29ª volta não gerou safety car, mas mesmo assim desencadeou uma sequência de pit stops, encerrando o segundo stint da corrida para muitos pilotos. Assim, ao final da 37ª volta, os dez primeiros eram: Vettel, Alonso, Hamilton, Rosberg, Webber, Button, Grosjean, Massa, Sutil e Pérez. Neste momento, saiu o anúncio de uma punição de stop & go para Maldonado, por conta do incidente.

E assim a corrida seguiu para seu fim, com domínio absoluto de Vettel, que sequer foi ameaçado durante toda a jornada na Bélgica neste domingo.

Confira o resultado do GP da Bélgica:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops

2) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2

3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 2

4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 2

5) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2

6) Jenson Button (ING/McLaren), 2

7) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2

8) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1

9) Adrian Sutil (ALE/Force India), 2

10) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 2

11) Sergio Perez (MEX/McLaren), 2

12) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 2

13) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 2

14) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 3

15) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 2

16) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 2

17) Pastor Maldonado (VEM/Williams), 3

18) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 2

19) Max Chilton (ING/Marussia), 3

OUT) Paul di Resta (ESC/Force India), 1

OUT) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 2

OUT) Charles Pic (FRA/Caterham), 1