Por Victor D. Berto
O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, assumiu a liderança da prova logo nas primeiras voltas e não largou mais até a bandeira quadriculada, assim tornando-se o vencedor da quarta etapa da temporada 2013 de Fórmula 1, o GP do Bahrain. O finlandês Kimi Raikkonen e o francês Romain Grosjean, ambos pilotos da Lotus, fizeram uma estratégia diferente, economizaram uma parada, e subiram no pódio.
O escocês Paul di Resta, da Force India, conseguiu andar boa parte da prova entre os primeiros colocados, mas acabou ficando fora do pódio ao ser ultrapassado na fase final da corrida por Grosjean. O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, passou boa parte da prova andando num ritmo fraco, mas surgiu no fim fazendo muitas ultrapassagens e completando-a em quinto.
Uma das estrelas foi o mexicano Sergio Perez, da McLaren, que foi combativo durante toda a prova, tocou em alguns pilotos, jogou outros para fora da prova, com um abuso ou outro, mas, sem injustiças, não punido, completou a prova na sexta posição.
O australiano Mark Webber, companheiro de Vettel, sustentou uma posição entre os primeiros durante boa parte da prova, mas acabou perdendo muito rendimento na metade final e concluiu só em sétimo, sofrendo até mesmo duas ultrapassagens na última volta.
O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, teve um desempenho bom durante a prova, mas acabou sofrendo com um problema em sua asa móvel, que não fechava automaticamente, com isto teve que entrar duas vezes nos boxes para fechá-la manualmente até tomar a decisão de não usá-la mais, comprometendo assim o seu resultado, que foi o oitavo posto. Como se não bastasse o mau resultado do Alonso, o seu companheiro de equipe, Felipe Massa, sofreu com dois furos nos pneus. O brasileiro completou a prova na 14ª posição.
O pole-position Nico Rosberg, companheiro de Hamilton, caiu para a terceira posição logo nas primeiras voltas e depois disto só houve mais perdas. O alemão acabou terminando a corrida na nona posição. O inglês Jenson Button, companheiro de Perez, completou a zona de pontuação.
A Fórmula 1 volta à ação em três semanas com o GP da Espanha, em Barcelona, quando a categoria abrirá sua temporada europeia.
Confira o resultado do GP do Bahrain:
1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 3 pit-stops
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 2
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 3
4) Paul di Resta (ESC/Force India), 2
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 3
6) Sergio Perez (MEX/McLaren), 3
7) Mark Webber (AUS/Red Bull), 3
8) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 4
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 4
10) Jenson Button (ING/McLaren), 4
11) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 3
12) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 3
13) Adrian Sutil (ALE/Force India), 3
14) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 4
15) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 3
16) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 3
17) Charles Pic (FRA/Caterham), 3
18) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 4
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 4
20) Max Chilton (ING/Marussia), 4
21) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 5
OUT) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 2