Em corrida dominada pela Red Bull, Vettel vence o GP da Malásia

Por Victor D. Berto

Resultado do domínio da Red Bull desde a largada, Sebastian Vettel venceu o GP da Malásia, segunda etapa da temporada 2013 de Fórmula 1, seguido pelo australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, e o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes.

A quarta posição ficou com um insatisfeito Nico Rosberg, companheiro de Hamilton, que pediu durante as últimas voltas por diversas vezes permissão para ultrapassar o inglês, mas que foi negada insistentemente pelo seu chefe de equipe Ross Brawn. Brawn alegou que o ritmo de Hamilton era fraco a pedido da equipe alemã.

O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ficou com a quinta posição, depois de ter largado em segundo, evitado um toque na largada e, ao tirar o pé, ter perdido muitas posições, ainda assim recuperou algumas e terminou nos pontos. Seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, arriscou muito na largada, acabou tocando a traseira de Vettel, quebrando a sua asa dianteira, que mais tarde, no início da segunda volta, acabou entrando embaixo do seu carro, tornando-se assim passageiro e abandonando a corrida.

A Lotus teve um bom desempenho, mas não tão forte como na Austrália. O francês Romain Grosjean ficou em sexto, enquanto o finlandês Kimi Raikkonen, vencedor da primeira etapa do ano, cometeu alguns erros ao longo da corrida e terminou em sétimo.

Além de largada com a pista molhada pela chuva que havia caído uma hora antes, a corrida também foi marcada por problemas em alguns pit-stops, que causaram o abandono dos dois carros da Force India e também do inglês Jenson Button, da McLaren, e diversos abandono – somente 16 carros terminaram a prova. A equipe britânica McLaren conseguiu pontuar com o mexicano Sergio Perez, nono colocado.

A Fórmula 1 volta à atividade em três semanas com o GP da China, que será disputado entre os dias 12 e 14 de abril.

Confira o resultado do GP da Malásia:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 4 pit-stops

2) Mark Webber (AUS/Red Bull), 4

3) Lewis Hamilton (ING/Mercedes GP), 4

4) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 4

5) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 4

6) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 3

7) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 3

8) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 4

9) Sergio Perez (MEX/McLaren), 4

10) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 3

11) Valtteri Bottas (FIN/Williams), 3

12) Esteban Gutierrez (MEX/Sauber), 4

13) Jules Bianchi (FRA/Marussia), 4

14) Charles Pic (FRA/Caterham), 4

15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 4

16) Max Chilton (ING/Marussia), 4

OUT) Jenson Button (ING/McLaren), 4

OUT) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 4

OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 3

OUT) Adrian Sutil (ALE/Force India), 3

OUT) Paul di Resta (ESC/Force India), 3

OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 0