Sebastian Vettel vence em Cingapura e entra na briga pelo título

Por Victor D. Berto

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu o GP de Cingapura, 14ª etapa da temporada 2012 de Fórmula 1, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren, e pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. O pole-position Lewis Hamilton, companheiro de Button, teve problemas no câmbio e acabou entregando a liderança da prova para Vettel.

Depois de uma largada limpa, até limpa de mais para o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, que tem um mau histórico em largadas, visto tantos incidentes que causou nesta temporada na primeira volta, a corrida seguia de forma tranquila. Maldonado foi tão cauteloso que perdeu duas posições.

A largada só não foi tranquila para o brasileiro Felipe Massa, companheiro de Alonso, que acabou sendo tocado e sendo obrigado a parar nos boxes por conta de um furo nos pneus, caindo para a última posição.

A corrida vinha de forma calma até uma reviravolta, um problema no câmbio de Hamilton e a liderança da prova caindo no colo de Vettel. Aí a briga parecia que ficaria baseada na estratégia e desgaste de pneus, mas tudo mudou quando o indiano Narain Karthikeyan, da HRT, acabou batendo e causando a intervenção do Safety Car.

Com estratégias de paradas diferentes e juntando novamente o pelotão a relargada veio de forma tão concorrida, que ainda na primeira volta de bandeira verde um novo acidente aconteceu, agora entre o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, e o francês Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, durante uma disputa de posições e a perda do ponto de freada por parte do heptacampeão, que acabou atropelando o estreante.

Entre as reviravoltas na tabela foi Massa aparecer na oitava posição e conseguir segurá-la até o fim. O brasileiro teve um momento intenso de disputa com o seu compatriota Bruno Senna, piloto da Williams ao lado de Maldonado, quando chegaram a se tocar e evitaram um acidente maior.

Senna chegou a andar boa parte da prova dentro da zona de pontuação, mesmo tendo largado da 22ª posição, mas no fim sofreu com o desgaste dos pneus e em seguida veio um problema no motor, que causou o seu abandono a poucas voltas do fim.

Tanto tempo gasto com o Safety Car na pista fez com que a corrida fosse encerrada pelo tempo limite de duas horas.

Completando a zona de pontuação estiveram os pilotos Paul di Resta, da Force India, Nico Rosberg, da Mercedes, Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, da Lotus, Felipe Massa, da Ferrari, Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, e Mark Webber, da Red Bull.

A Fórmula 1 volta em duas semanas com o GP do Japão.

Confira o resultado do GP de Cingapura:

1) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 2 pit-stops

2) Jenson Button (ING/McLaren), 2

3) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 2

4) Paul di Resta (ESC/Force India), 2

5) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2

6) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 2

7) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 2

8) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 3

9) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 2

10) Mark Webber (AUS/Red Bull), 3

11) Sergio Perez (MEX/Sauber), 2

12) Timo Glock (ALE/Marussia), 2

13) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 3

14) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 3

15) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), 3

16) Charles Pic (FRA/Marussia), 2

17) Pedro de la Rosa (ESP/HRT), 3

18) Vitaly Petrov (RUS/Caterham), 4

OUT) Bruno Senna (BRA/Williams), 3

OUT) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 2

OUT) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2

OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 4

OUT) Narain Karthikeyan (IND/HRT), 1

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1