De ponta a ponta, Jenson Button vence em Spa-Francorchamps

Por Victor D. Berto

O inglês Jenson Button, da McLaren, venceu de ponta a ponta o GP da Bélgica, disputado neste domingo em Spa-Francorchamps. A segunda posição ficou com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, completando o pódio.

As emoções da corrida começaram logo na largada, com o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, queimando a largada e depois o francês Romain Grosjean, companheiro de Raikkonen, forçou muito a barra para cima do inglês Lewis Hamilton, companheiro de Button, que acabou perdendo o controle do seu carro, batendo na traseira do francês. O francês da Lotus então abalroou o mexicano Sergio Perez, da Sauber, decolou e passou a alguns centímetros da cabeça do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Hamilton também acabou decolando e acertando o japonês Kamui Kobayashi, companheiro de Perez. Dos pilotos envolvidos no acidente, apenas Kobayashi conseguiu seguir na prova. Maldonado acabou pegando alguns detritos do acidente e teve um problema na asa dianteira.

Por algumas voltas, a prova ficou com o Safety Car na pista. A tabela de classificação da prova parecia estar de ponta cabeça quando comparávamos ao grid de largada, já que vários pilotos que largaram no fundo apareciam entre os cinco primeiros por conta da confusão na primeira curva.

Depois de muitas disputas e os pilotos divididos por duas estratégias: uma ou duas paradas. O alemão Nico Hulkenberg, da Force India, conseguiu terminar a prova na quarta posição, seguido pelo brasileiro Felipe Massa, companheiro de Alonso, e pelo australiano Mark Webber, companheiro de Vettel, que acabou sendo ultrapassado na tabela de classificação do campeonato com este resultado.

O alemão Michael Schumacher, da Mercedes, fazendo o seu 300º grande prêmio chegou a ter bons momentos entre os três primeiros, mas errou na escolha da estratégia e acabou tendo que fazer uma parada quase no fim da prova ao perceber que seria pior permanecer na pista com os pneus tão desgastados. Schumacher terminou em sétimo, seguido pela dupla da Toro Rosso, o francês Jean-Eric Vergne e o australiano Daniel Ricciardo, e pelo escocês Paul di Resta, companheiro de Hulkenberg.

O alemão Nico Rosberg, companheiro de Schumacher, percebeu um pouco antes do que o brasileiro Bruno Senna, companheiro de Maldonado, que tinha optado pela estratégia errada, então conseguiu terminar à sua frente.

Após esta etapa, Alonso perde um pouco de vantagem na liderança do campeonato e agora tem Vettel e Webber mais próximos.

A temporada 2012 da Fórmula 1 continua no próximo fim de semana com o GP da Itália, 13ª etapa do campeonato.

Confira o resultado do GP da Bélgica:

1) Jenson Button (ING/McLaren), 1 pit-stop

2) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1

3) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 2

4) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), 2

5) Felipe Massa (BRA/Ferrari), 2

6) Mark Webber (AUS/Red Bull), 2

7) Michael Schumacher (ALE/Mercedes GP), 2

8) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso), 2

9) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 2

10) Paul di Resta (ESC/Force India), 2

11) Nico Rosberg (ALE/Mercedes GP), 2

12) Bruno Senna (BRA/Williams), 2

13) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 3

14) Vitaly Petrov (RUS/Caterham), 2

15) Timo Glock (ALE/Marussia), 2

16) Charles Pic (FRA/Marussia), 1

17) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham), 2

18) Pedro de la Rosa (ESP/HRT), 3

OUT) Narain Karthikeyan (IND/HRT), 2

OUT) Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1

OUT) Sergio Perez (MEX/Sauber), 0

OUT) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 0

OUT) Lewis Hamilton (ING/McLaren), 0

OUT) Romain Grosjean (FRA/Lotus), 0