Williams não ajudará a McLaren, afirma diretor técnico

A Williams não ajudará Kimi Raikkonen, da McLaren, na decisão do título da Fórmula 1, semana que vem, contra Michael Schumacher, da Ferrari, afirmou o diretor técnico da equipe, Patrick Head.

“Você sabe que as ordens de equipe estão banidas este ano,” afirmou Head à rádio BBC, quando foi questionado se a Williams preferia ver Raikkonen como campeão.

“Então, nunca faríamos uma coisa dessas.”

As duas equipes estiveram no centro da controvérsia em 1997 quando foram acusadas de conluio após o Grande Prêmio da Europa, que decidiu o título daquele ano.

O canadense Jacques Villeneuve conquistou o título para a Williams e, precisando apenas do terceiro lugar para ser campeão, depois que Schumacher estava fora, permitiu que Mika Hakkinen e David Coulthard, da McLaren, passassem por ele no final da prova.

Schumacher tem uma vantagem de nove pontos sobre Raikkonen e precisa de apenas um ponto no GP do Japão para conquistar seu sexto título mundial.

O alemão afirmou a jornalistas, na sexta-feira, que ele não esperava um acordo entre a Williams e a McLaren contra a Ferrari, em Suzuka.

“Não acredito que a Williams e a McLaren trabalharão em conjunto contra nossa equipe já que elas têm objetivos diferentes: a Williams quer o título do mundial de construtores e a McLaren o dos pilotos,” disse ele. “E nós queremos ambos.”

A Williams, que tem o irmão mais novo de Schumacher, Ralf, como companheiro do colombiano Juan Pablo Montoya, precisa de toda ajuda que puder para ultrapassar a Ferrari na tabela do mundial de construtores. A Ferrari tem três pontos de vantagem.

Patrick Head estava confiante de que sua equipe possa reagir. “São 18 pontos em disputa pelos primeiro e segundo lugares, então três pontos não é uma vantagem tão grande assim,” afirmou ele.

“Acredito que estamos numa posição razoavelmente boa, temos algumas mudanças a serem feitas no carro, mas também acho que a Ferrari também tem”.

Schumacher venceu o último Grande Prêmio, dos Estados Unidos, enquanto que a mesma corrida acabou com as chances de Montoya pelo título.

“Certamente Schumacher é bem veloz, principalmente no setor 1 da pista, que é uma combinação de curvas rápidas para a direita,” disse Head, sobre o conhecimento do alemão sobre o circuito de Suzuka.

“Ele sempre aparece muito bem lá. Temos que lembrar que ele está em seu 13o. ano de Fórmula 1. A combinação de habilidade e experiência o torna muito forte”.

“E os pneus Bridgestone parecem ser muito bons nas curvas rápidas. Então, acredito que eles virão bem na prova, mas acho que nós também temos boas chances.”

Reuters