9 anos sem SENNA: Coluna

Olá visitantes da F1Mania.net,

Como prometido, estou escrevendo minha coluna.

Me lembro muito bem daquele 1º de maio. Era um domingo, estava na minha casa de veraneio, vendo o GP. Eu e meu pai conversamos muito sobre a sorte de Senna em Ímola. Estava um pouco assustado depois de saber que Ratzemberger tinha morrido e que o jovem Rubens Barrichello batera também nos treinos. Começou corrida, muita confusão com a batida do Lamy e do Lehto. Os dois sairiam de suas equipes ainda nesse temporada. A pista estava suja, dava pra ver. Quando o pace car saiu, estava tudo normal mas eu achava algo estranho. Quando eu e todos os brasileiros que viam a F1 todos os domingos com sua família, vimos Senna entrar rápido na curva Tamburello, que vem depois da curva na qual Ratzemberger morreu, e sair da pista… algo terrível tinha acontecido. Minha memória falha a partir daí, acho que chorei. Todos aguardamos noticias de San Marino.. Não existia internet ainda. Esperei, muito nervoso, pelo Jornal Nacional e quando soube que Senna havia morrida, minha trsteza aumentou muito. Pensei em ir a São Paulo no enterro mas desisti. Tinha aula no outro dia. Depois do acidente, parei de ver F1 até o começo da temporada de 98. Senna morreu e depois dele, ninguém com seu nível, carisma e estrela deve aparecer. Barrichello é bom, pode ser campeão, mas não tem o carisma e a sorte de Senna. Apareceram vários pilotos na F1 como Rosset e Diniz que não chegavam ao pé de Senna. Mais recentemente, Zonta, Massa e Pizzonia.

Depois da morte do Senna, a emoção da corrida nunca mais foi a mesma. Pode ser que foi a F1 que perdeu pilotos arrojados ou o piloto que não controla mais o carro. Foram anos de dominação do motor Renault com Williams e Benneton e depois Mercedes com a McLaren.

A Ferrari voltou com Michael Schumacher e seu auxiliar Rubens Barrichello. Com a ajuda de Rubens Barrichelo e a sorte, Schumacher foi tri-campeão pela Ferrari e penta no geral.

Rubens Barrichello teve ainda a sorte de pegar um Jordan que era melhor que uma Toleman mas teve o azar de pegar a Stewart que ajudou ele psicologicamente mas com isso sua carreira ficou um pouco abalada.

A morte de Senna abalou o povo brasileiro e mudou COMPLETAMENTE a F1. Sem a morte de Senna, a F1 poderia estar menos segura. Conclui-se que Senna foi de imenso valor para o desenvolvimento da segurança na F1 e para história da mesma.

Mais recentemente descobri mais informações sobre a vida de Senna e a batida fatal dele.

Obrigado pela atenção,

Filipe Melo