F1: Relembre como foi GP da Austrália

O resultado do GP da Austrália da F1 desafiou qualquer aposta óbvia feita. Na prova realizada no domingo (24), Max Verstappen abandonou a disputa ainda nas primeiras voltas e Carlos Sainz voltou a vencer com a Ferrari.

O titular da Red Bull largou da ponta após conseguir a pole-position com volta voadora. Acontece que ainda no início da disputa, liderando o pelotão, apresentou problemas no seu freio traseiro direito e na volta número 4, precisou retornar aos boxes. Esse foi seu primeiro abandono desde Austrália 2022.

É claro que Sainz, recém-retornado de uma operação de retirada do apêndice, aproveitou a oportunidade jogada em sua direção. Tomando a liderança, o espanhol controlou o bom ritmo e, assim, cruzou a linha de chegada em primeiro, seguindo sendo o único piloto fora da Red Bull a vencer desde o GP de Abu Dhabi de 2022.

Quem recebeu a bandeira quadriculada na segunda colocação foi Charles Leclerc, fechando uma dobradinha bastante positiva para a Ferrari. Lando Norris, após inversão de posições com Oscar Piastri, completou o pódio do dia – primeiro pódio sem um piloto Red Bull ou Mercedes desde Sakhir 2020.

Outros pontos que merecem destaque da prova da F1 em Albert Park foi o abandono duplo da Mercedes – Lewis Hamilton teve problema de motor e George Russell se envolveu em um acidente com duas voltas para o final, batendo no muro de proteção e ficando atravessado no meio do traçado.

Ainda, Fernando Alonso recebeu uma punição de 20s acrescidos em seu tempo de prova por ‘direção potencialmente perigosa’. Segundo a direção de prova, o bicampeão da Aston Martin reduziu drasticamente a velocidade na entrada da curva 6.