Em crescente evolução, Barrichello Bartz quer fechar ano de estreia na Stock Seriescom título de rookie em Interlagos

Completando 30 anos nesta temporada, a Stock Series – principal divisão de acesso à Stock Car Pro Series – terá neste final de semana (16 e 17) a sexta e última rodada tripla de 2023 no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A categoria volta ao palco da primeira etapa do ano e que marcou a estreia de Felipe Barrichello Bartz com os carros de turismo. Animado para a decisão, Pipe tem como principal objetivo conquistar o título de rookie e quem sabe encerrar a temporada com sua primeira vitória no geral.

A última etapa ainda terá um ingrediente a mais nessa briga, com o descarte do pior resultado da temporada após a corrida 1. Os treinos em Interlagos terão início na sexta-feira (15), com o classificatório no sábado, às 11h50, e a disputa da primeira prova, partir das 13h45. No domingo, as duas corridas finais acontecerão na sequência, a partir das 10h55.

Pipe já foi ao pódio cinco vezes na temporada (dois segundos lugares e três terceiros) e vem numa crescente evolução. Desde a corrida 3 da etapa de Cascavel, onde faturou seu primeiro pódio na categoria, em todas as disputas seguintes o piloto de 18 anos terminou pelo menos no quarto lugar. Pipe só não marcou pontos em uma das 15 corridas até aqui (quando teve um pneu furado na etapa inicial em Interlagos).

Em quarto na classificação geral e na vice-liderança entre os estreantes, o piloto avalia de forma muito positiva seu primeiro ano na categoria. “Tem sido um ano de muito aprendizado, estive sempre lutando pela vitória entre os rookies e, mesmo na primeira etapa, em Interlagos, onde enfrentamos alguns incidentes e um pneu furado, conseguimos lutar lá na frente. O objetivo agora é encerrar o ano com resultados ainda melhores, brigando por esse título entre os rookies e quem sabe uma vitória no geral, já que batemos na trave algumas vezes este ano”, lembrou Pipe.

“É muito difícil brigar pelo título de campeão geral na Stock Series no primeiro ano na categoria, mas poder chegar ao final do campeonato entre os primeiros e lutando pelo título de rookie é algo muito especial também”, ressaltou o piloto, que corre pela equipe W2/ProGP.

Pipe também lembrou que os dois principais candidatos ao título no geral (Zezinho Mugiatti e Gabriel Robe) já são pilotos bem mais experientes, com três, quatro anos na categoria. “Eles já têm alguns anos na Stock Series, um deles já foi campeão (Robe), então, isso é uma prova do quão difícil é esse campeonato”, exaltou.

Outro ponto de destaque é que entre os 12 pilotos da Stock Series em 2023, oito são estreantes, o que eleva ainda mais a importância desse título. “Ainda temos um descarte pela frente, mas a briga está bem apertada e vamos lutar muito por esse título de rookie, que sem dúvida tem uma relevância muito grande”, finalizou.

Antes de estrear na Stock Series, Pipe foi um dos destaques na Fórmula 4 Brasil no ano passado. Sobrinho de Rubens Barrichello, o piloto também teve uma carreira vitoriosa no kart, onde acelerou pela primeira vez com apenas 4 anos idade, guiando um kart da família.

As corridas da Stock Series contam com transmissão ao vivo pelo SporTV, BandSports, canais oficiais da Stock Car no YouTube, Facebook e TikTok.