Cascavel desafia talentos da Stock Series em segunda etapa da temporada

A temporada 2024 da Stock Series acelera neste fim de semana (17 a 19 de maio) para sua segunda etapa. Depois de abrir o campeonato em Interlagos, a categoria de acesso à Stock Car Pro corre no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná, com a perspectiva de três corridas muito disputadas e imprevisíveis entre sábado e domingo.

Cascavel é um destino habitual da categoria e oferece um grande desafio para os postulantes ao título e ao maior prêmio oferecido no automobilismo brasileiro: o equivalente a R$ 2,5 milhões em orçamento para que o campeão suba para o grid da Stock Car Pro em 2025.

A pista tem 3.058 metros e é percorrida em sentido anti-horário. A principal característica do traçado é a alta velocidade, com destaque para a Curva do Bacião, trecho de raio longo iniciado em descida, finalizado em subida e que coloca à prova o talento e a perícia dos jovens talentos da categoria.

O calendário da Stock Series começou com o protagonismo de Arthur Gama. Correndo agora pela equipe paranaense Artcon Racing, o gaúcho de 18 anos venceu as duas primeiras corridas da etapa de Interlagos e terminou a terceira prova da rodada na segunda colocação depois de ter enfrentado problemas e ter largado dos boxes.

Nascido e residente em Porto Alegre, Gama e sua família não foram diretamente afetados pela tragédia que devastou o Rio Grande do Sul com as enchentes nos últimos dias. Entretanto, o jovem tem se mobilizado para ajudar nos resgates às vítimas desde a semana passada, sendo um dos muitos pilotos a atuar na linha de frente em prol do povo gaúcho.

Na tabela do campeonato, Gama soma 80 pontos contra 72 do vice-líder, o paulista Felipe Barrichello Bartz (W2 Racing ProGP). Aos 18 anos, o sobrinho de Rubens Barrichello terminou as três corridas de Interlagos no pódio e venceu na última prova da etapa, alcançando assim seu primeiro triunfo na Stock Series.

A terceira colocação na temporada é do também paulista Enzo Bedani. Companheiro de equipe de ‘Pipe’ Barrichello Bartz, o jovem de 16 anos soma 60 pontos, enquanto o paranaense Gustavo Frigotto (Artcon Racing) é o quarto, com 57. Melhor estreante em Interlagos, o gaúcho Guto Rotta — piloto da cidade de Encantado e que também tem se mobilizado muito para ajudar as vítimas das enchentes — aparece na quinta colocação geral, com 47 tentos.

Programação do fim de semana em Cascavel
Sexta-feira, 17 de maio
08h00 – Stock Car Pro Series – Treino de Rookie
08h45 – Stock Series – Shakedown
09h30 – Stock Car Pro Series – Shakedown
10h20 – Stock Series – Treino Livre 1 (Rookie)
11h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
14h05 – Stock Series – Treino Livre 2
15h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2

Sábado, 18 de maio
08h50 – Stock Series – Treino Livre 3
09h30 – Stock Car Pro Series – Classificação
10h50 – Stock Series – Classificação
11h20 – Visitação aos Boxes
12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
14h00 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

Domingo, 19 de maio
09h35 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
10h15 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)
11h30 – Visitação aos Boxes
14h15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)