Bruna Tomaselli vê boa adaptação e agora mira lutar na frente na Stock Series

Bruna Tomaselli viveu uma mudança e tanto na sua carreira nesta temporada 2023. Depois de ter feito os dois últimos anos na W Series, categoria de monopostos exclusiva para mulheres, a catarinense voltou a acelerar no automobilismo brasileiro e garantiu uma vaga no grid da Stock Series representando a equipe gaúcha Garra Racing Team. E mesmo levando em conta a nada fácil transição dos carros de fórmula para o bólido da categoria de acesso à Stock Car, Bruna conseguiu mostrar bom trabalho e obteve alguns resultados consistentes: nas sete corridas em que cruzou a linha de chegada, Tomaselli terminou quatro delas entre os seis primeiros colocados.

Em termos de ritmo de classificação, seu melhor resultado foi justamente na terceira etapa, em Cascavel (PR), onde obteve a quinta colocação do grid de largada.

Ciente dos desafios nessa transição do carro da W Series para o da divisão de acesso à Stock Car, Tomaselli se mostra satisfeita com o que conseguiu apresentar até agora, sobretudo por estar ainda em uma curva íngreme de aprendizado.

“Eu avalio como uma boa primeira metade. Me adaptei bem ao carro. Por ter sempre competido de fórmula, acho que consegui me adaptar bem. Tivemos boas corridas e, em todas as etapas, sempre fomos aprendendo e melhorando, e esse continua sendo nosso objetivo para esse ano”, salientou.

“Acredito que os resultados não foram melhores porque tivemos alguns imprevistos, problemas com o carro e algumas outras coisas que aconteceram, mas acho que, junto com a equipe, estamos fazendo um bom trabalho e estamos no caminho para conseguir nosso primeiro pódio na categoria”, ressaltou Bruna.

A competidora entende que conseguiu cumprir com louvor sua primeira grande missão no campeonato deste ano: justamente o melhor entendimento do comportamento e da pilotagem do carro da Stock Series. “Acho que os desafios que a gente tem quando há a mudança de uma categoria para outra. Como sempre competi de fórmula, algumas coisas foram diferentes, para entender tudo e saber como funciona, o que pode e o que não pode ser. Mas acho que logo na primeira temporada também consegui me adaptar a tudo isso”.

Trabalho em equipe bem feito — Bruna compõe um trio com pilotos de perfis bastante distintos na Stock Series nesta temporada na equipe Garra. Gabriel Robe, apenas alguns meses mais velho que Bruna, tem 26 anos e é o nome de maior experiência dentro do time sediado em Caxias do Sul e liderado por Adilson Morari. Campeão em 2017, o gaúcho é o líder do campeonato até o momento.

Além de Robe, Tomaselli tem como companheiro de equipe o jovem porto-alegrense Arthur Gama, de 18 anos, que a exemplo de Bruna também faz sua primeira temporada na categoria. A piloto exaltou o trabalho em conjunto no time como uma das molas propulsoras da sua evolução e aprendizado na categoria. “Nosso trabalho na Garra é bem bacana. A equipe sempre tem feito um bom trabalho. Estou sempre tentando aprender com eles, principalmente com o Robe, que é experiente na Series”, disse.

Metas para o fim de 2023 — A caminho da segunda e derradeira metade do campeonato, Bruna Tomaselli entende que o aprendizado é e será sempre uma constante. Mas a catarinense acredita no seu potencial para brigar em postos acima e escrever seu nome na história, quem sabe, como a primeira mulher a vencer na categoria de acesso à Stock Car.

“Meu objetivo claro é buscar meu primeiro pódio e vitória na Series. Sei que nosso carro é rápido e tivemos um bom ritmo na última etapa. Sei também que podemos buscar isso no Velopark e seguir brigando pela ponta nas próximas etapas também. E, com isso, somar bons pontos para o campeonato e para a equipe”, concluiu.

A temporada 2023 da Stock Series será retomada entre os dias 15 e 17 de setembro com a disputa da etapa do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre.

Bruna Tomaselli

Idade: 25 anos (18/09/1997)
Naturalidade: Caibi (SC)
Equipe: Garra Racing Team
Número: 97
Chefe: Adilson Morari
Sede: Caxias do Sul (RS)
Resultados na temporada 2023
Corridas: 9
Melhores resultados: 5º lugar na Corrida 3 de Interlagos e na Corrida 2 de Cascavel
Pontuação na temporada: 10ª colocada no geral, 102 pontos; 6ª colocada ‘rookies’, 136 pontos