Barrichello Bartz vence pela primeira vez na Stock Series e Gama lidera campeonato

A Stock Series completou neste domingo (21/04) a primeira etapa da temporada 2024. Interlagos foi palco de duas corridas muito movimentadas e com disputas da largada à bandeirada. Depois da primeira prova do fim de semana, vencida por Arthur Gama no sábado, o gaúcho da Artcon Racing repetiu a dose nesta manhã e triunfou novamente depois de largar da pole position. Na terceira e última prova da rodada no autódromo paulistano, Gama terminou em terceiro depois de reagir após enfrentar problemas e ter de largar dos boxes. Desta forma, o gaúcho de 18 anos fecha a etapa na liderança do campeonato. A vitória na Corrida 3 ficou com Felipe Barrichello Bartz, que subiu ao topo do pódio da categoria de acesso pela primeira vez.

‘Pipe’ também alcançou o feito de ter sido o primeiro piloto a vencer corrida tanto na Stock Series como também no BRB Fórmula 4 Brasil, categoria-escola onde correu em 2022. Em sua segunda temporada na divisão de acesso à Stock Car, novamente com a W2 Racing ProGP, o sobrinho de Rubens Barrichello provou suas credenciais para ser mais um candidato importante ao título e ao superprêmio equivalente a R$ 2,5 milhões para que o campeão possa ascender ao grid da Stock Car Pro em 2025.

Como foram as corridas — A retomada da etapa neste domingo foi marcada por uma animada Corrida 2, que teve Arthur Gama largando da pole position. O gaúcho repetiu a forma do último sábado e controlou a disputa para garantir sua segunda vitória no fim de semana em Interlagos para a Artcon Racing. Mathias de Valle conquistou seu primeiro pódio no ano e foi o segundo colocado, seguido por ‘Pipe’ Barrichello Bartz.

O fechamento da etapa trouxe muita emoção com a Corrida 3, que teve o grid invertido em relação aos oito primeiros colocados da prova anterior. Desta forma, Vinícius Papareli largou na frente, com o estreante Alfredinho Ibiapina em segundo lugar e Erick Schotten em terceiro. Entretanto, a disputa perdeu um candidato à vitória antes mesmo da largada, já que Arthur Gama enfrentou problemas na hora em que iria alinhar no grid e partiu do fim do pelotão. Quem também teve de lidar com imprevistos foi Enzo Bedani, na primeira volta da corrida.

Foi uma corrida cheia de ultrapassagens e disputas com até três carros lado a lado. Vini Papareli segurou a liderança até ser superado por Barrichello Bartz, que escalou o pelotão após ter largado em sexto lugar. Pouco depois, Mathias de Valle superou o carro da RTR e subiu para segundo e, na sequência, Papareli foi punido por drive-through em razão de infração na largada. Com isso, Gustavo Frigotto subiu para terceiro.

Com grande performance no fim de semana, Gama conquistou muitas posições na pista e garantiu um lugar no pódio, até então improvável, depois de passar Frigotto, seu companheiro de equipe. Gama completou o top-3 que teve Mathias de Valle novamente em segundo, enquanto Felipe Barrichello Bartz cruzou a linha de chegada na frente e conquistou sua primeira vitória na Stock Series.

Com a palavra, os vencedores — Arthur Gama completou um fim de semana quase perfeito, com a posição de honra nas corridas 1 e 2 e três pódios em Interlagos. O piloto lamentou somente o problema que atrapalhou sua largada na terceira e última prova da etapa. “O carro simplesmente não pegou e tive de largar dos boxes. Uma pena. Mas o fim de semana como um todo foi muito bom, e só tenho de agradecer à equipe, que fez um trabalho sensacional, e a todos os meus patrocinadores”, afirmou o líder do campeonato.

Para ‘Pipe’ Barrichello Bartz, a vitória neste domingo representa também um grande alívio. “Estou feliz demais. É uma vitória que estava faltando e só tenho de agradecer à minha família, equipe e aos meus patrocinadores. ‘Bati na trave’ tantas vezes no ano passado, tive vários pódios… Vencer tira um peso das costas e ajuda muito, especialmente para as próximas corridas. Com três troféus em três corridas, não tem como ficar mais feliz”, vibrou o paulista de 18 anos.

Com os resultados deste fim de semana, Arthur Gama lidera a tabela do campeonato e soma 78 pontos, dez a mais que Felipe Barrichello Bartz. Enzo Bedani é o terceiro, com 57, somente um a mais que Mathias de Valle, e Gustavo Frigotto é o quinto, com 53. Entre os estreantes, o melhor posicionado é o gaúcho Guto Rotta, com 45. Erick Schotten tem 42 tentos, contra 41 de Alfredinho Ibiapina. Kaká Magno, com 33, e Bruna Tomaselli, com 26, fecham a relação dos dez melhores posicionados.

A segunda etapa da temporada 2024 da Stock Series está marcada para os dias 17 a 19 de maio e terá lugar no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, no oeste do Paraná.