Conheça Galmiche, co-pilota que venceu Rali de Monte Carlo ao lado de Loeb

O Rali de Monte Carlo do Mundial de Rali entrou para a história por diversos motivos. Sébastien Loeb e sua co-pilota Isabelle Galmiche garantiram o triunfo no último domingo e quebraram algumas barreiras no off-road.

A começar pelo multicampeão francês. Aos 47 anos, o competidor alcançou nada menos que seu 80º triunfo na competição, além de ter se tornado o piloto mais velho a subir ao degrau mais alto do pódio no WRC.

Já sua colega conterrânea também teve algumas marcas a quebrar. Aos 50 anos e sendo professora de matemática, trouxe a primeira vitória feminina em 25 anos – e a primeira de uma pilota no século XXI.

Acontece que Isabelle não é tão novata no mundo do esporte a motor. Sua primeira participação no Mundial de Rali aconteceu ainda em 2007, quando correu ao lado de Dominique Rebout na etapa de Portugal – terminaram em 43º.

Seu retorno aconteceu apenas em 2013 com Quentin Gilbert. Naquele ano, correu mais quatro provas – Portugal, Itália, Finlândia e Alemanha, tendo uma 19ª colocação como melhor posição de chegada.

Depois ficou mais quatro anos longe até marcar seu retorno em 2017, quando correu mais uma vez na Alemanha, agora ao lado de Jean-Michel Raoux. Na época, a dupla fechou a prova em 24ª.

Com Loeb, a relação de Galmiche também vem de longa data. A francesa era a co-pilota reserva caso Daniel Elena não pudesse participar dos treinos livres, fazendo a primeira sessão oficial ainda em 2011. Nos anos seguintes, trabalhou com o multicampeão na Cirtroen e Hyundai.