Turismo Nacional
|
11 de julho de 2024 10:37

Após grande performance em Cascavel, Juninho Berlanda planeja manter o ritmo em Interlagos

Com grande equilíbrio na temporada 2024, sete pilotos já subiram no lugar mais alto do pódio na Turismo Nacional. Acostumado com essa sensação, Juninho Berlanda, tricampeão da categoria, buscará em Interlagos pontos importantes para se colocar em melhor colocação na briga pelo campeonato.

Campeão na temporada passada de forma dominante, Juninho finalizou 2023 com 20 vitórias, 9 poles e um impressionante aproveitamento de 100% no top-5 nas 36 corridas disputadas. Na edição desse ano, Berlanda, que começou 2024 buscando o melhor ritmo, vem de recuperação na última etapa, conquistando duas vitórias e 4 pódios em Cascavel.

Em entrevista para o F1MANIA.NET, o competidor analisou sua primeira passagem pelo Autódromo José Carlos Pace, onde na ocasião, Berlanda não apresentou o desempenho esperado.

“A primeira etapa deste ano em Interlagos nos deixou surpresos, muitos concorrentes com resultados a cima do que esperávamos, eles estavam muito rápidos e constantes. Conseguimos fazer um qualy em P2 que foi muito bom, e no decorrer da etapa fomos evoluindo, mas tivemos 2 quebras. Então as largadas lá do fim do grid foram complicadas, foi a etapa que mais recebi toques em anos na categoria”, comentou Juninho Berlanda, com exclusividade para o F1MANIA.NET.

Na quinta colocação com 159 pontos, Juninho está a 53 pontos do líder do Overall A (Rafael Reis), mas a apenas 19 do segundo colocado Ernani Kuhn. Com 5 etapas ainda por disputar, a briga pelo orçamento bonificado para a Stock Series, dado ao campeão da categoria, ainda está completamente em aberto.

Após conquistar bons resultados no Paraná, o catarinense também analisou a performance do carro e exaltou a evolução proporcionada pelo trabalho de Sergio Pein, chefe da equipe Pein Competições.

“Nosso carro foi produzido em 2020, onde meu irmão Eduardo Berlanda trabalhou nele. Esta é a quinta temporada com o mesmo monobloco, então sabemos que ele ja está um pouco “saturado”. Para 2024, tivemos várias mudanças na parte do santantônio do carro, onde eu já havia certa dificuldade em fazer ele “dobrar”. Apesar disso, estamos nos adaptando e corrigindo algumas coisas com o belo trabalho do Sergio Pein. Em Cascavel, fizemos belas corridas e voltamos a vencer, espero que ele se mantenha rápido em Interlagos”, detalhou Berlanda.

Conhecida como uma das principais categorias do automobilismo nacional, a Turismo Nacional vem exibindo bastante equilíbrio. Além do alto nível dos pilotos, o campeonato também apresenta um regulamento que exige bastante regularidade dos competidores.

Apesar de estar enfrentando um ano desafiador, Berlanda elogiou o novo regulamento. Para o piloto, as mudanças foram extremamente positivas tanto para a competitividade da disputa quanto no quesito entretenimento.

” Me agradam as Inversões de grid a cada corrida. Voltou a ser como era quando comecei na Turismo Nacional. Isso é sensacional, tanto para o público quanto para nós pilotos. Outra grande mudança foi a premiação do campeão Overall. Com certeza vamos batalhar forte para a realização deste sonho, estar no grid da Stock Series”, finalizou Berlanda.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.