Neugebauer/Barrichello larga da pole da Porsche Endurance Challenge em Portugal

Werner Neugebauer/Rubens Barrichello vai largar da pole-position na Porsche Endurance Series em Estoril. Na classificação da tarde desta sexta-feira (21) para a abertura do campeonato, a dupla fez a melhor média do pelotão para conseguir a posição de honra do grid de saída em Portugal.

Para o momento da classificação, o sol brilhava forte no céu e as temperaturas estavam bastante altas no circuito de Estoril. Mas a medida que a tarde começava a cair, consequentemente o clima também ficaria mais fresco em um maior desafio aos pilotos.

Com poucos instantes para o início da classificação da Carrera, os pilotos já alinhavam em fila na saída dos boxes. Quem puxava os competidores era Enzo Elias, que estava em dupla com Marçal Müller.

Saída liberada e os competidores logo foram para a pista. Para este primeiro momento, o primeiro grupo de pilotos deixa os boxes para suas voltas rápidas que devem ser feitas em 12 minutos.

Após as primeiras voltas, Chico Horta, em dupla com William Freire, vinha como o mais rápido com 1min44s328, tempo ainda muito alto em comparação com os treinos livres. Mas na sequência, Elias saltou para a ponta com 1min39s860.

Restando três minutos para este primeiro grupo, a ordem estava com Svepes em primeiro com 1min39s285, seguido por Elias, Dudu Barrichello, Lineu Pires e Alan Hellmeister.

Com um minuto para o encerramento, Israel Salmen sofreu o primeiro incidente da sessão. O piloto perdeu o carro e foi para a caixa de brita da área de escape e por ali ficou mesmo, estando em 18º.

Bandeira quadriculada e foi Svepes quem fechou como o mais rápido desta primeira parte.

Segunda bateria liberada e competidores já acelerando no circuito do Estoril. A partir deste momento, já começavam a ser feitas as médias entre os dois pilotos para tentarem se colocar na pole.

Após os primeiros giros, quem vinha como o mais rápido era Guilherme Salas, que conta com Alceu Feldmann como companheiro. O jovem piloto fez 1min41s344, mas não demorou para ser superado por Nicolas Costa, vindo direto de Le Mans após ter corrido as 24 Horas.

Os tempos vinham despencando e agora com 1min39s007, Marçal Müller saltou para a primeira colocação, mas não por muito tempo, já que Hellmeister deixou o competidor para trás e foi o primeiro a baixar de 1min39s ao fazer 1min38s543.

Neste ponto da classificação da classe Carrera, a pole provisória vinha com Müller/Elias, que tinha média de 1min39s1. Ainda, quem vinha em segundo era Hellmeister/Miguel Paludo, seguido por Lucas Salles/Rafael Suzuki.

Aberta a última leva da classificação antes de definir o pole-position para a abertura da Porsche Endurance Series em portugal. Os competidores não demoraram a deixar os boxes assim que o pitlane foi aberto.

Restando seis minutos, Elias estava mais rápido desta terceira parte com 1min38s458. Ainda, junto com Müller, na média de tempos, ainda estava com a pole-position com 1min38s677.

Então, na bandeira quadriculada, quem ficou com a pole definitiva foi a dupla Werner Neugebauer e Rubens Barrichello após a melhor média da Carrera. Quem alinha na segunda colocação é Müller/Elias.