CBA lança o primeiro campeonato brasileiro virtual, com suporte da FIA

Após o grande êxito do Sul-americano de E-Sport, realizado no ano passado na semana do GP São Paulo de F1, em parceria com a Vice-presidência de Esporte da FIA para América do Sul, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) escolheu 2024 como “o ano” do Automobilismo Virtual no Brasil, contando para isso com o suporte da Federation Internationale de L’Automobile (FIA).

Fonte: CBA

Com esse objetivo, o presidente Giovanni Guerra criou a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV), órgão responsável pelo Campeonato Brasileiro F4 iRacing, que utilizará os carros de Fórmula 4 virtuais representados no simulador iRacing.com. Trata-se da mesma plataforma usada pela FIA em disputas com pilotos de todo o mundo, para criar uma escola de novos talentos.

“A CBA está muito feliz em estar engajada com a FIA também no Automobilismo Virtual. O trabalho da vice-presidente de esporte para a América do Sul, Fabiana Ecclestone, foi fundamental para esse impulso, que aconteceu a partir do Sul-americano do ano passado. Agora, vamos acelerar no mundo virtual, com a mesma força que fazemos no real”, festejou Giovanni Guerra.

Como participar

O campeonato brasileiro é aberto a todo entusiasta do Automobilismo Virtual, bastando ser portador da Cédula Desportiva de Piloto de Automobilismo Virtual (PAV), que é obtida em uma das 22 federações estaduais de automobilismo espalhadas pelo país, e realizar a inscrição no site oficial www.cba.org.br.

O formato da competição consiste em uma Seletiva entre os dias 15 e 21 de julho, no circuito virtual de Okayama. Ainda que não seja um usuário do iRacing.com, o piloto virtual inscrito no campeonato brasileiro ganhará uma chave para se cadastrar, já contando o carro FIA Fórmula 4.

Após este processo seletivo, no qual os inscritos poderão realizar voltas rápidas na quantidade que desejar, os detentores das 30 voltas mais rápidas serão classificados para a competição oficial, que terá etapas entre julho e setembro. Os circuitos destas cinco etapas quinzenais também já estão inclusos na assinatura do iRacing.com: Oschersleben, Oulton Park, Laguna Seca, Virginia e, por fim, Okayama.

Em cada uma das etapas, haverá classificação de 10 minutos, Sprint Race de 20 e Feature Race de 40, com acerto fixo para todos os competidores. As etapas serão transmitidas ao vivo através do YouTube da @maxarenaoficial, promotora da competição. CLIQUE AQUI e conheça toda a regulamentação.

“Estou muito entusiasmado com o desafio que me foi dado pelo presidente Giovanni Guerra e a CNAV já está pronta para dar início ao campeonato CBA sob as normas da FIA, incluindo comissários credenciados”, disse Vinicius Prado. “É motivo de orgulho para a CBA já contar com os comissários desportivos Fabio Felix Pascoal, Rodrigo Steigmann e Ronan Mendina, devidamente habilitados pelo FIA ESPORTS E-TRAINING, que qualifica oficiais de Automobilismo Virtual em todo o mundo. Agora, a CBA conta com profissionais para treinar outros comissários no Brasil e também assumir postos em futuras competições da FIA”, comemorou o presidente do CNAV Vinicius Prado.