Takuma Sato lidera Fast Friday das 500 Milhas de Indianápolis

Takuma Sato foi o piloto mais rápido da Fast Friday, sexta-feira (19) de treinos livres para as 500 Milhas de Indianápolis. No último dia antes da classificação que definirá as posições de largada para a mais importante corrida do calendário da Indy, o japonês da Chip Ganassi se aproveitou da potência a mais oferecida aos carros ao longo do dia para marcar a melhor volta em 38s3382, com uma média de 234.753 milhas horárias, ou 377,717 km/h.

A segunda colocação ficou com Marco Andretti, piloto da Andretti Autosport que foi 0s0901 mais lento em relação ao tempo obtido por Sato. Rinus VeeKay, com um carro da Carpenter, fechou o dia com a terceira melhor marca, sendo seguido por Marcus Ericsson, atual vencedor da corrida e companheiro de Sato na Ganassi. Pato O’Ward, da McLaren, completou a lista dos cinco melhores.

Josef Newgarden, com um carro da Penske, ficou com o sexto melhor tempo do dia, sendo seguido por Santino Ferrucci, sétimo melhor a bordo de um equipamento preparado pela AJ Foyt. Kyle Kirkwood, da Andretti Autosport, foi o oitavo, ficando logo à frente de Colton Herta, um de seus companheiros de equipe. Scott Dixon, da Ganassi, ficou com a décima posição.

Os brasileiros tiveram desempenhos mais discretos nesta sexta-feira. Tony Kanaan, que defende a McLaren em sua última Indy 500 da carreira, ficou com a 17ª colocação, com um tempo apenas 0s2724 mais lento em relação a Sato. Já Helio Castroneves, piloto da Meyer Shank que tenta a quinta vitória no Brickyard, foi o 27º, 0s4319 distante do melhor tempo.

Mais uma vez o dia foi livre de acidentes, o que não significou não haver problemas para alguns dos 34 pilotos inscritos na prova. Jack Harvey ficou lento na pista já na hora final das atividades e causou uma bandeira amarela. Já Callum Ilott não conseguiu andar em um ritmo próximo aos demais por uma “falha de segurança” detectada no chassi do carro da Juncos Hollinger.

Neste sábado (20) será realizada a primeira fase da classificação para a Indy 500. Os 12 melhores após 6h50min de sessão avançam para a segunda rodada da disputa pela pole position no domingo, enquanto os quatro piores partirão para o Bump Day, também no domingo. Aqueles que ficarem entre o 13º e 30º lugares, terão suas posições definidas. As 500 Milhas de Indianápolis serão disputadas no dia 28 de maio.