Sato puxa 1-2 da Chip Ganassi no Carb Day em Indianápolis

Takuma Sato foi o piloto mais rápido do Carb Day, o último treino antes da disputa das 500 Milhas de Indianápolis, mais importante corrida do esporte a motor dos Estados Unidos. O japonês, que defende a Chip Ganassi, marcou na melhor das suas voltas nesta sexta-feira (26) no Indianapolis Motor Speedway 39s4988, com uma média de 227.855, não sendo superado pelos adversários.

A segunda colocação acabou nas mãos de Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi que foi 0s0990 mais lento em relação a Sato, seu companheiro de equipe. Will Power, com um carro da Penske, ficou com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Álex Palou, pole position no domingo e piloto da Ganassi. Kyle Kirkwood, da Andretti Autosport, ficou com o quinto melhor tempo.

Agustín Canapino colocou a Juncos Hollinger na sexta posição ao final das duas horas de atividade, terminando à frente de Colton Herta, sétimo com a Andretti. Romain Grosjean, mais um piloto do time comandado por Michael Andretti, foi o oitavo, enquanto Josef Newgarden e Scott McLaughlin, ambos pilotos da Penske, completaram a lista dos dez mais velozes.

Os brasileiros tiveram desempenhos distintos ao longo do Carb Day. Tony Kanaan passou boa parte do treinamento entre os dez mais velozes, e terminou a sessão com o 11º tempo com um carro da McLaren. Já Helio Castroneves ficou com o 20º melhor tempo na classificação com um carro preparado pela Meyer Shank.

A atividade em Indianápolis contou com duas bandeiras amarelas, ambas ocorridas na metade final. Quando restavam 56 minutos para o final do Carb Day, Katherine Legge parou o carro da RLL na reta oposta por conta de uma porca que se soltou de uma das rodas. Depois, com 20 minutos para o encerramento do treino, Devlin DeFrancesco ficou lento na reta por conta de um pneu furado.

Após o Carb Day, os pilotos voltam à pista do Indianapolis Motor Speedway apenas no domingo (28), agora para a corrida. A edição de número 107 das 500 Milhas de Indianápolis tem a largada marcada para 13h45, mas o cerimonial será aberto às 11h30.