Newgarden é o 73º piloto a vencer a Indy 500 e quebra jejum de americanos na prova

Josef Newgarden se tornou neste domingo (28) o 73º piloto da história a vencer as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto da Penske precisou ultrapassar Marcus Ericsson, que buscava a segunda vitória seguida, na volta final da corrida disputada neste domingo (28) para garantir sua primeira vitória no circuito oval de 2,5 milhas do Indianapolis Motor Speedway.

O resultado fez com que um americano vencesse a corrida mais importante do calendário da Indy pela 75ª vez em 107 edições. Apesar disso, a vitória de Newgarden faz com que os pilotos americanos encerrem um jejum de primeiros lugares no Brickyard que durava desde a corrida de 2016, ano em que Alexander Rossi foi o vencedor.

Outro jejum quebrado por Newgarden com a vitória em Indianápolis diz respeito a triunfos de sua equipe, a Penske. Desde 2019, com Simon Pagenaud, a equipe não vencia a mais importante prova do calendário da Indy. O time, aliás, amplia sua dominância no que diz respeito a número de vitórias, com 19 no total.

Newgarden tentará agora cumprir uma segunda meta que não ocorre desde 2010: vencer as 500 Milhas de Indianápolis e o campeonato da Indy. O último a conseguir cumprir este objetivo foi Dario Franchitti, então piloto da Chip Ganassi. Pela Penske, o último a vencer corrida e campeonato foi Sam Hornish Jr., na temporada de 2006.

A próxima etapa da Indy será disputada já no próximo domingo, com o Grande Prêmio de Detroit.