Newgarden domina e vence corrida 1 da Indy em Iowa

Josef Newgarden venceu neste sábado (23) a primeira corrida da rodada dupla de Iowa, 11ª etapa da temporada da Indy. O piloto da Penske superou Will Power na primeira relargada da prova disputada no Iowa Speedway, nos Estados Unidos, e se manteve na ponta até o final das 250 voltas, garantindo a vitória no terceiro circuito oval da temporada.

A segunda posição ficou com Pato O’Ward, piloto da McLaren que terminou pouco mais de seis segundos atrás do vencedor. Will Power, com outro carro da Penske, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Rinus VeeKay, quarto com o carro da Carpenter. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi.

Álex Palou terminou a prova com a sexta posição com outro carro da Ganassi, chegando logo à frente de Romain Grosjean, sétimo com a Andretti. Marcus Ericsson, que perdeu desempenho na parte final da prova, foi o oitavo com mais um equipamento da Ganassi, enquanto Graham Rahal e Christian Lundgaard, ambos da RLL, completaram o top-10. Helio Castroneves chegou a andar em segundo, mas acabou em 16º com a Meyer Shank.

A corrida contou com quatro acionamentos da bandeira amarela. A primeira ocorreu ainda nas voltas iniciais, quando Jimmie Johnson rodou. Depois, foi a vez de Felix Rosenqvist parar no muro, neutralizando a prova novamente. Ainda ocorreram outras duas entradas do Safety Car: uma por detrito na pista e outra por um acidente com Ed Carpenter.

Após a disputa da primeira corrida da etapa de Iowa, Marcus Ericsson segue na liderança do campeonato, agora com 375 pontos, contra 360 de Josef Newgarden. Will Power, com 353, é o terceiro, enquanto Álex Palou, com 342, é o quarto. Scott Dixon, com 337, fecha a lista dos cinco primeiros.

A temporada da Indy terá sequência já neste domingo (24) com a disputa da segunda corrida da etapa de Iowa, marcada para 16h, com transmissão da TV Cultura, da ESPN e da Star+. A pole position é de Will Power.

Confira como foi a corrida

A prova em Iowa começou com Will Power mantendo a primeira posição mesmo após o ataque de Josef Newgarden. Conor Daly se manteve em terceiro, sendo seguido por Pato O’Ward. Scott McLaughlin completava a linha dos cinco melhores, enquanto Marcus Ericsson fez grande largada, pulando de 12º para décimo. Outro que pulou bem foi Helio Castroneves, que avançou para 17º.

Power disparou 1s7 com seis voltas de prova, mas logo viu Newgarden encurtar a diferença, trazendo-a para menos de um segundo na volta 15. O’Ward deixou para trás Daly, tomando a terceira colocação. Na sequência, a bandeira amarela foi acionada pela primeira vez após uma rodada de Jimmie Johnson, que conseguiu evitar o contato com o muro.

Após alguns pilotos passarem pelos boxes, a relargada veio na volta 23, e Newgarden aproveitou para passar por Power, tomando a liderança da prova. Mais atrás, Ericsson vinha voando, e tomou a sexta colocação após uma ultrapassagem dupla sobre Rinus VeeKay e David Malukas. Na volta 26, o líder do campeonato passou por McLaughlin, entrando no top-5.

Castroneves era outro que seguia subindo, e na volta 31 entrou no grupo dos dez melhores pela primeira vez. Ericsson foi outro que avançou para o quarto lugar, superando Daly. Outro que começou a avançar na corrida foi Colton Herta, que passou por McLaughlin para tomar a sexta posição. No giro 39, o americano da Andretti passou por Daly, entrando no top-5.

Helio Castroneves seguiu avançando e passou por VeeKay, tomando a oitava posição. Uma volta depois, o brasileiro superou Daly. Já Herta deixou Ericsson para trás, ganhando o quarto lugar. Mesmo após a rodada que causou a primeira bandeira amarela da prova, Johnson seguia em bom ritmo, e tomou a décima posição de Daly na volta 48.

Com os pneus novos, Herta seguiu subindo na classificação, e na volta 50 passou por O’Ward, ganhando o terceiro lugar. Já Daly foi aos boxes no giro seguinte, o que foi seguido por Malukas e Harvey no giro 54. Alheio a tudo isso, Newgarden abriu 2s7 em relação a Power, que passava a sofrer com a pressão de Herta.

Johnson seguia em ritmo muito forte, e passou por Castroneves, Ericsson e McLaughlin para tomar o quinto lugar. Depois, O’Ward e Ericsson entraram nos boxes, o que foi seguido por Newgarden na volta 61. Power e Herta trocaram pneus e reabasteceram no giro seguinte, enquanto Scott Dixon e Callum Ilott pararam no giro 64.

Após as paradas nos boxes, Johnson assumiu a liderança da corrida, enquanto Castroneves apareceu em segundo até parar nos boxes na volta 65. O heptacampeão da Nascar esticava o stint, enquanto outros pilotos, como Devlin DeFrancesco e Christian Lundgaard fizeram suas trocas de pneus e reabastecimento.

Newgarden vinha em segundo, descontando a diferença em relação a Johnson, que se arrastava com os pneus mais desgastados. O dono do carro número 48 foi aos boxes na volta 81, retornando à pista na 15ª colocação, uma volta atrás dos líderes. Castroneves aparecia na décima colocação, ainda que pressionado por Ilott.

Newgarden viu Johnson descontar a volta atrás que tinha na volta 85, mas carregava uma vantagem de 4s2 em relação a O’Ward. Com pneus mais novos, Johnson entrou no top-10 ao passar por Castroneves. Alguns giros depois, o piloto do carro número 48 da Ganassi já aparecia em oitavo, avançando rapidamente no pelotão.

Ericsson passou por Power para tomar a terceira posição na volta 99, enquanto Newgarden disparou seis segundos de frente para O’Ward. Johnson voltou ao grupo dos cinco primeiros ao passar por McLaughlin na volta 104, mesmo giro em que Daly visitou os boxes pela segunda vez na corrida. Na volta 112, Felix Rosenqvist parou no muro e forçou a segunda bandeira amarela da corrida.

Os líderes pararam nos boxes e Newgarden se manteve na frente, seguido por O’Ward e Ericsson, enquanto Johnson caiu para sexto. Na volta 121, alguns pilotos optaram por fazer uma nova parada, e Colton Herta acabou ficando parado nos boxes com problemas.

A relargada veio na volta 124, com Ericsson e Power deixando O’Ward para trás, derrubando o mexicano para o quarto lugar. Mais atrás, Castroneves passou a duelar com Romain Grosjean, mantendo o 11º lugar. No giro 127, a bandeira amarela foi acionada pela terceira vez por conta de detritos na pista no circuito em Iowa.

A bandeira verde foi acionada na volta 134 com Ericsson abrindo forte ataque sobre Newgarden, que manteve a primeira posição. O sueco ainda viu Power o superar, caindo para o terceiro lugar. O’Ward, então, passou a atacar o líder do campeonato, sem conseguir a ultrapassagem. Pouco depois, na volta 151, VeeKay passou por Johnson para tomar o sexto lugar.

O veterano da Nascar quase bateu arriscando retomar a sexta posição pela linha de fora. Pouco depois, Ericsson começou a sofrer com o desgaste dos pneus, e foi superado por O’Ward na volta 157. Quatro giros depois, Power abriu ataque sobre Newgarden, que se viu atrapalhado por Simon Pagenaud, que era retardatário.

Na volta 163, Ericsson foi para a parte suja da pista após tentar defender a posição de McLaughlin, e caiu para nono. Dois giros depois, Ed Carpenter bateu, causando a quarta bandeira amarela da corrida. Os pilotos aproveitaram para visitar os boxes para reabastecerem e trocarem os pneus mais uma vez, com Newgarden seguindo na liderança.

A relargada foi acionada na volta 175 com Alex Palou tomando o terceiro lugar de O’Ward, enquanto McLaughlin teve de procurar os boxes por conta de uma roda solta. Na volta 180, o espanhol da Ganassi abriu ataque sobre Power, que manteve o segundo lugar e passou a atacar Newgarden, o líder da corrida. O australiano reclamou da defesa do companheiro de equipe Penske.

Johnson finalmente passou por VeeKay na volta 189, tomando o quinto lugar. Quem começou a aparecer na prova foi Grosjean, que vinha em sétimo, ainda que 6s8 atrás de Newgarden. Com 44 voltas para o final da prova, O’Ward superou Palou, recuperando a terceira colocação, enquanto VeeKay voltou a deixar Johnson para trás, voltando ao top-5.

O mexicano seguiu rápido e abriu ataque sobre Power, conseguindo a ultrapassagem que valeu o segundo lugar com 33 voltas para o final da prova. Newgarden, porém, tinha 2s3 de frente. O’Ward, porém, rapidamente encostou no americano, que se atrapalhou com o trânsito ao enfrentar Alexander Rossi e Helio Castroneves batalhando por posição.

Com 20 voltas para o final, Grosjean abriu ataque sobre Johnson, trazendo consigo Dixon. O francês e o neozelandês conseguiram a ultrapassagem. Com 15 voltas para o final, a janela de paradas passou a ser um fator, já que ninguém estava garantido com combustível. Três voltas depois, Newgarden colocou uma volta sobre Ericsson, o décimo colocado.

O’Ward perdeu desempenho e viu a vantagem de Newgarden disparar para 5s6 com sete voltas para o final da prova. Palou quase foi para o muro e despencou para o quinto lugar. Com três giros para o final, Dixon passou pelo atual campeão. Apesar da expectativa de parada nos boxes, Newgarden seguiu para vencer a prova em Iowa.