McLaren anuncia Palou após espanhol negar renovação com a Ganassi na Indy

Uma verdadeira confusão. Assim pode ser definida a situação de Álex Palou na Indy. O espanhol, atual campeão da categoria americana, teve confirmada a renovação com a Chip Ganassi, equipe da qual defende desde a última temporada, para 2023. O piloto, porém, negou a renovação, mesmo tendo uma aspa dele no comunicado do time. Minutos depois, a McLaren o anunciou como piloto para seu programa, e que ele testará o carro da Fórmula 1.

O anúncio da Ganassi ocorreu no final da tarde, garantindo a permanência do piloto na equipe pelo terceiro ano seguido “Chip Ganassi Racing anunciou hoje que a equipe exerceu a opção de ampliação do contrato de Álex Palou até a temporada de 2023”, diz a matéria no site da equipe. Na nota, há uma fala do espanhol, dizendo que “é uma boa sensação estar com a Ganassi em 2023”.

O piloto, porém, negou a renovação através de sua conta no Twitter. Mais do que isso: alegou razões pessoais para deixar o time ao final do campeonato. O atual campeão ainda destaca que não foi o autor da frase atribuída a ele no comunicado, que também não teve sua aprovação para ser publicado.

“Soube pela mídia que esta tarde, sem minha aprovação, que a Chip Ganassi emitiu um comunicado de imprensa anunciando que eu estaria pilotando com eles em 2023. Mais surpreendente é que o comunicado inclui uma ‘citação’ que não veio de mim. Eu não aprovei esse comunicado e não sou o autor desta citação. Como informei recentemente, por motivos pessoais, não pretendo seguir com a equipe após 2022”, disse Palou.

Minutos depois da declaração de Palou, a McLaren o anunciou como membro da equipe, sem citar em qual de suas operações o espanhol atuará, em que pese a sequência na Indy parecer clara. Além da categoria americana, os ingleses têm times na Fórmula 1 e na Extreme E, e contará com uma esquadra na Fórmula E na próxima temporada.

Além disso, o piloto espanhol está confirmado para participar de testes com a equipe com o carro da Fórmula 1, algo que foi feito esta semana por Colton Herta e que no final do ano passado ocorreu com Pato O’Ward. Os três têm vínculos com o time inglês, apesar de Herta ser piloto da Andretti na Indy.

“Estou extremamente animado por me juntar ao time de pilotos de uma equipe tão icônica como a McLaren. Estou entusiasmado por poder mostrar o que eu posso fazer ao volante de um carro de Fórmula 1 e ver que portas poderão se abrir. Quero agradecer a todos da Chip Ganassi por tudo o que fizeram por mim”, disse Palou.

A Indy dá sequência à temporada 2022 neste domingo (17) com a disputa do Grande Prêmio de Toronto, em circuito montado nas ruas da cidade canadense.