Fast Friday da Indy 500 promete velocidades acima dos 390 km/h

A sexta-feira (19) de treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, marcada para o Indianapolis Motor Speedway, promete velocidades das mais altas. A atividade, conhecida como “Fast Friday”, é a última antes da classificação marcada para este final de semana, e também o momento em que os pilotos terão mais potência no carro.

Para esta sexta-feira, os carros passam a contar com 650 cv de potência, o que ocorrerá em decorrência do aumento de pressão do turbo dos carros, que passa de 1.3 para 1.5 bar. Isso garante velocidades mais altas aos carros, que podem superar os 390 km/h em alguns pontos da pista.

Em 2022, com a mesma configuração de motor que será usada nesta sexta-feira e na classificação, Scott Dixon conseguiu a pole position com a maior média de velocidade da história das 500 Milhas de Indianápolis, completando quatro voltas a uma velocidade de 234.046 milhas horárias, o equivalente a 376,290 km/h.

A única atividade desta sexta-feira será realizada a partir das 13h, e terá seis horas de duração. O Star+ mostra o treino na íntegra.