Calderón assina com AJ Foyt e faz estreia na temporada 2022 da Indy

Tatiana Calderón vai ser a próxima mulher a correr na Indy. Nesta segunda-feira (17), a AJ Foyt anunciou a colombiana como pilota para a temporada 2022 nos circuitos de rua e mistos – e ainda traz ROKiT como patrocinadora—máster da equipe.

A competidora vai correr com o numeral #11. Com isso, o time vai alinhar três carros no grid deste campeonato, já tendo anunciado Kyle Kirkwood no #14 e Dalton Kellett disputando no carro #4.

Com a chegada da colombiana de 28 anos, essa é a primeira vez que o time de A.J. Foyt, que completou 87 anos no último final de semana, conta com uma mulher em um de seus monopostos. Ainda nenhum piloto foi confirmado para as provas ovais.

“Estou muito feliz e sou bastante agradecida por Jonathan Kendrick, ROKiT e AJ Foyt pela oportunidade de correr na Indy. Desde que comecei minha carreira nos Estados Unidos há 11 anos, a Indy tem sido uma referência para mim e é um sonho estar no grid neste ano”, contou Tatiana.

“Mal posso esperar para chegar a St. Petersburgo para a primeira corrida da temporada. Estou bastante ciente do desafio à frente, mas essa é a oportunidade de uma vida e estou ansiosa para tirar o máximo dela”, continuou.

“Estou animado em continuar e expandir a AJ Foyt Racing. Recebemos a Tatiana no carro #11 junto a Kyle, ambos com chassis muito legais da ROKiT. Tatiana mostrou muito potencial em seu teste em Mid-Ohio. Com Dalton, acho que teremos uma temporada animadora”, disse Foyt.

Caldéron passou os últimos anos se dividindo entre categoria de fórmula e protótipo. A competidora correu tanto no Japão, na Super Fórmula, quanto Europa no European Le Mans Series e Mundial de Endurance.

Em julho do último ano, Tatiana teve seu primeiro contato com um carro da Indy. A competidora testou justamente com um carro da equipe em Mid-Ohio e, na época, disse ter sido um sonho realizado.

Com a chegada da pilota ao grid da temporada 2021, ela se torna a 11ª mulher a correr na categoria norte-americana. Entre alguns nomes de passagem pelo pelotão estão Danica Patrick. Janet Guthrie, Katterine Legge e a brasileira Bia Figueiredo.