Tost: “Verstappen me lembrou Michael Schumacher no início da carreira”

Franz Tost afirmou que foi preciso ‘apenas uma olhada’ em Max Verstappen em ação, para lembrar de Michael Schumacher.

O chefe da equipe AlphaTauri tem sido um mentor para muitos pilotos de ponta ao longo dos anos, provando ser um chefe duro mas capaz de dar aos jovens pilotos, a base necessária para se tornarem as principais estrelas da F1.

Entre aqueles com quem Tost trabalhou estão, Ralf Schumacher, Juan Pablo Montoya, Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly, e claro, um heptacampeão de F1, Michael Schumacher, que o austríaco de 66 anos disse ter notado pela primeira vez, quando o alemão pilotou em uma corrida de Fórmula Ford chuvosa em Salzburgring.

Foi um tipo semelhante de desempenho de Verstappen que chamou a atenção de Tost, com a dupla trabalhando junto na então Toro Rosso por uma temporada inteira, pouco antes do holandês ser convocado para a equipe principal, a Red Bull.

“Conheci Max junto com seu pai em Nürburgring”, lembrou Tost em sua entrevista ao F1-Insider. “Ele ainda corria no Kart na época.”

“A próxima vez foi em Norisring na Fórmula 3. Na chuva, ele pilotava em uma liga própria, como se fosse o único que tivesse descoberto uma linha seca. Ele imediatamente me lembrou Michael Schumacher, que eu vi fazer o mesmo na Fórmula Ford.”

“Você podia ver o mega talento que Max já era. Afinal, recebemos algumas críticas quando lhe confiamos a Toro Rosso aos 17 anos, alguém que nem tinha carteira de motorista.”

“Ele também fez seu primeiro treino em Suzuka, um dos circuitos mais difíceis de todos. Mas Max fez tudo com desenvoltura. Ele nunca teve problemas com a grande velocidade de um carro de Fórmula 1, sempre teve tudo sob controle desde o início”, disse Tost.

Verstappen também gerou polêmica em algumas ocasiões, especialmente em suas primeiras temporadas, com seu estilo duro de pilotar, mas Tost viu sinais de maturidade agora, e acredita que o melhor ainda está por vir.

“Em suas primeiras corridas, ele às vezes era um pouco agressivo demais”, disse Tost. “Isso às vezes levou a um acidente, por exemplo, em Mônaco com Romain Grosjean.”

“Hoje ele está pilotando em um nível extremamente alto. No entanto, ainda não vimos o máximo dele. Só Charles Leclerc pode chegar perto. Lewis Hamilton já sofreu muito com a devastação do tempo”, afirmou Tost.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon