Saiba onde ver na TV as principais categorias do esporte a motor em 2022

A temporada de 2022 do esporte a motor brasileiro e mundial vai começar em breve. As principais competições já se preparam para dar início aos campeonatos deste ano, alguns com novidades no regulamento, e outros com mudanças importantes no grid, seja com a adição de novas equipes, ou por conta da chegada ou troca de pilotos.

O público brasileiro, mais uma vez, poderá acompanhar boa parte destes campeonatos através da televisão. Se o 2021 se caracterizou pelo aumento das transmissões de corridas das mais variadas categorias na TV aberta, este ano contará com a manutenção destas provas, mas com um aumento de opções em sinal pago e pela internet.

Para que você não fique perdido e consiga acompanhar aos principais campeonatos do planeta, apresentamos para você onde cada campeonato será exibido, seja na TV, ou pelo streaming. E, lógico, além das transmissões, você ficará sabendo de tudo o que rola nestes campeonatos através do F1Mania.net.

Confira onde cada campeonato será exibido nesta temporada:

Fórmula 1: Band e BandSports
Depois de conquistar bons índices de audiência em seu ano de retorno às transmissões da F1 após 40 anos, a Band parte para seu segundo ano como emissora oficial da categoria, completando o contrato fechado com o Liberty Media no início de 2020.

Como ocorreu em 2020, caberá ao “canal do esporte” mostrar as corridas, bem como as classificações para parte da rede. Já o BandSports, canal esportivo do Grupo Bandeirantes, fica responsável por mostrar os treinos livres e também a classificação para todo o País. O canal mostra também os VTs das corridas.

Assim como em 2021, as narrações serão capitaneadas por Sérgio Maurício, que contará com Reginaldo Leme, Felipe Giaffone e Max Wilson como comentaristas. Mariana Becker segue como repórter nos circuitos que receberão os GPs.

MotoGP: ESPN
Mais importante categoria do motociclismo mundial, a MotoGP e as outras categorias que integram o Mundial de Motovelocidade (Moto2, Moto3 e MotoE) seguem sendo exibidos pelos canais do Grupo Disney. A mudança se dá “em casa”: o Fox Sports deixou de existir no último dia 17 de janeiro, e as corridas serão exibidas pela ESPN.

Fórmula E: TV Cultura e Sportv
A categoria dos carros elétricos parte para mais uma temporada com transmissão em sinal aberto e fechado. A TV Cultura parte para o segundo ano mostrando a categoria, com narração de Marco de Vargas e comentários de Fábio Seixas. Já o Sportv segue como opção na TV por assinatura, também pelo segundo ano seguido.

Indy: TV Cultura, ESPN e Star+
A Cultura também seguirá como casa da Indy na TV aberta, após exibir com exclusividade as corridas em 2021. A dupla de transmissão segue a mesma: Geferson Kern e Rodrigo Mattar. A novidade está na ESPN, que adquiriu os direitos para TV por assinatura e streaming, garantindo que a categoria americana em todos os players. Todos os acordos são válidos por três anos.

Stock Car: Band e Sportv
A mais importante categoria do Brasil continuará com transmissões em canais de grupos de comunicação distintos. A Band mostrará, pelo segundo ano seguido, o campeonato em TV aberta, em um vínculo válido por cinco temporadas. Já o Sportv, canal de esportes do Grupo Globo, fará a exibição pela TV por assinatura, mostrando também as classificações.

WEC: ESPN
Mais uma categoria que muda de casa apenas na nomenclatura. O WEC, que tem entre suas corridas as 24 Horas de Le Mans, segue no Grupo Disney como nos últimos anos, mas deixa de ser exibido pelo Fox Sports e passa para a ESPN.

IMSA: ESPN
Mais um campeonato que permanece no Grupo Disney, mas que também deixará de fazer parte do Fox Sports, passando para a ESPN. A IMSA conta com algumas das mais importantes provas do automobilismo mundial, como as 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring.

Fórmula 2: BandSports
O BandSports segue sendo a casa das categorias de base da Fórmula 1 na TV brasileira, e mostrará por mais uma temporada a Fórmula 2. Em 2021, o “canal de todos os esportes” exibiu em muitas das etapas toda a programação do campeonato de acesso mais próximo à F1. Os direitos foram adquiridos na negociação com o Liberty Media para a transmissão da categoria máxima.

Fórmula 3: BandSports
Mais uma categoria que será exibida pelo braço esportivo do Grupo Bandeirantes é a Fórmula 3, que também integra o pacote comprado pela emissora junto ao Liberty Media. A diferença é que a categoria de entrada volta, a partir deste ano, a dividir o final de semana com a Fórmula 2, assim como a F1.

Fórmula 4 Brasil: BandSports
Mais nova categoria de monopostos do País, a F4 Brasil é mais um campeonato que terá exibição do BandSports. Neste caso, o Grupo Bandeirantes, que já mostra a Stock Car, em TV aberta, e a Stock Series, na TV paga, será o responsável por mostrar as seis rodadas triplas do torneio, que renderá pontos na superlicença para a F1 aos melhores pilotos.

Indy Lights: ESPN e Star+
A grande novidade do ano com relação a categorias americanas é a volta da Indy Lights a TV. Exibida em VTs pelo SBT nos anos 1990, a categoria passou por diversas fases e foi comprada pelo Grupo Penske, que vendeu os direitos de transmissão para o Brasil ao canal do Grupo Disney. Assim, ESPN e Star+ mostrarão as provas.

Nascar: BandSports
Mais importante categoria do automobilismo americano, a Nascar terá uma nova casa na TV brasileira a partir deste ano. Sai o Grupo Disney, que exibiu o campeonato nos últimos anos nos canais Fox Sports, e entra o BandSports, que ganha mais um evento do esporte a motor em seu portfólio.