Ralf Schumacher espera que Alpine não atrapalhe Oscar Piastri

Ralf Schumacher espera que a Alpine não atrapalhe a carreira de Oscar Piastri na Fórmula 1 e acredita que a equipe tem culpa de deixá-lo vulnerável para ser contratado por outra equipe.

A Alpine se viu um uma situação de contrato bastante complicada após a decisão repentina de Fernando Alonso de se mudar para a Aston Martin em 2023 – para substituir Sebastian Vettel em um contrato de vários anos.

O momento desse anúncio, no entanto, deixou a Alpine totalmente em maus lençóis com Piastri aparentemente livre para assinar com outras equipes depois de uma cláusula de opção que expirou.

A confirmação da Alpine de Piastri se juntar à equipe em 2023 foi imediatamente derrubada pelo próprio piloto, que deixou claro que ele não tem intenção de correr pela Alpine devido a um acordo amplamente divulgado com a McLaren para substituir Daniel Ricciardo na próxima temporada.

Este assunto parece estar indo parar nos tribunais, pois acredita-se que tanto a Alpine quanto a McLaren tenham contratos válidos com Piastri.

Mas, Schumacher acredita que a Alpine agora precisa respeitar os desejos de Piastri.

“[Oscar] Piastri fez tudo certo”, disse Schumacher à ‘Sky F1’ na Alemanha.

“Agora só podemos esperar que o maior perdedor – neste caso Alpine – não coloque obstáculos no caminho do menino. Piastri estava com eles, eles tinham tudo em mãos, tudo o que tinham que fazer era dar-lhe um contrato.

“Eu sinto muito. Eu gosto de Otmar [Szafnauer], mas ele ficará desapontado com seu próprio desempenho, que ele não viu isso acontecer com Alonso e que ele não tem um plano B.

“Assim, ele tem que se culpar. Oscar não fez nada de errado. No final das contas, a Alpine poderia ter questionado Alonso mais cedo e deixado claro para Piastri que contariam com ele no futuro.

“Ele venceu a Fórmula 3 em seu primeiro ano, e a Fórmula 2 também. O que ele deveria esperar? Eu teria feito o mesmo se me oferecessem um emprego.”

Schumacher também acredita que o desejo inicial da Alpine de emprestar Piastri para outra equipe (que se acredita ser a Williams) em vez de se comprometer totalmente com ele também desempenhou um papel nesse cabo de força com a McLaren.

Ele acrescentou: “Uma coisa estava clara: a Alpine não estava interessada em colocar Piastri no carro no início do próximo ano porque viram que os jovens pilotos precisam de um certo tempo [até chegar à Fórmula 1].

“Eles queriam colocá-lo em outro lugar por um ou dois anos. Havia uma opção da Alpine para [colocar Piastri no cockpit], mas não foi aceita porque eles não esperavam que Fernando Alonso saísse.

“Quando você tem uma joia dessas, é criminoso deixá-lo ir. Se você não conseguir acertar os contratos sozinho, não pode culpar o jovem.

“Você também precisa se lembrar de uma coisa: o gerente de Piastri, Mark Webber, tem um relacionamento muito, muito próximo com o chefe da equipe McLaren, Andreas Seidl.”

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon