Pulling domina de ponta a ponta e vence corrida 1 da F1 Academy na Espanha

Abbi Pulling foi a vencedora da corrida 1 da F1 Academy na Espanha. Na prova realizada na tarde deste sábado (22), a competidora que usa as cores da Alpine aproveitou a pole-position para dominar do início ao final no circuito espanhol sem ser ameaçada.

Para a primeira das duas corridas em Barcelona, quem conseguiu a pole-position, mais uma no campeonato, foi Abbi Pulling. Alinhando ao seu lado na primeira fila vinha Doriane Pin, de volta às competições após lidar com uma fratura nas costelas sofrida na FRECA.

Luzes apagadas e largada liberada. Enquanto Abbi conseguiu se manter na primeira colocação, Doriane teve um extremo golpe de má sorte ao não conseguir acelerar e ficar parada no grid, caindo para o fundo do pelotão.

Mais para o fundo do pelotão, uma bandeira amarela seguida por um carro de segurança se fez necessário por conta de um toque entre Maya Weug, da Ferrari, e Amna al Qubaisi, da Visa CashApp. A dupla ficou parada na caixa de brita do circuito.

Após os primeiros metros, a ordem na pista estava com Pulling na primeira colocação, seguida por Nerea Martí, que saltou para o segundo lugar, Chloe Chambers, Bianca Bustamante e Hamda al Qubaisi completando as cinco primeiras colocações.

No replay, foi possível ver que o incidente entre as duas competidoras aconteceu justamente na frente de Aurélia Nobels, a brasileira do grid. A competidora da Puma conseguiu desviar da batida e falou no rádio que quase havia se acidentado.

Relargada autorizada na sexta volta e Abbi conseguiu se manter na primeira colocação sem grandes problemas. Mais atrás, Pin começava sua escalada do pelotão já aparecendo na 11ª colocação e batendo na trave dos pontos – a pilota é vice-líder da classificação.

Com apenas uma volta, Pulling, que representa a Alpine na categoria feminina, já tinha mais de 1s2 de vantagem em cima de Martí. Chambers completava o pódio do momento.

Com 1min42s482, Abbi sustentava a volta mais rápida da corrida 1 da F1 Academy em Barcelona. Enquanto isso, também vinha aumentando seu respiro para o restante do pelotão já tendo vantagem de 1s8.

Com cinco voltas para a bandeira quadriculada, Doriane deu o bote em cima de Lola Lovinfosse. De maneira certeira, a titular da Mercedes conseguiu consumar a passagem para se colocar dentro da zona de pontuação.

Na reta final, ainda, Jessica Edgar sofreu uma penalização por queima de largada – no replay foi possível observar uma leve movimentação. Com isso, a pilota teria 5s adicionado no tempo final.

Pin seguia subindo e nadando tudo de volta. Depois de ter deixado Lia Block, que usa as cores da Williams, para trás e assumido a nona colocação, começou a caçada em cima da Tina Haussmann, adversária que representa a Aston Martin.

Bandeira quadriculada e mais uma vez Pulling subiu ao degrau mais alto do pódio. A britânica conquistou sua quarta vitória em cinco corridas na temporada 2024 da F1 Academy, com Martí e Chambers completando o top-3 do dia. Brasileira, Nobels cruzou a linha de chegada em 13ª.