Doriane Pin começou na frente os testes coletivos da F1 Academy no Catar. Nesta terça-feira (12), a representante da Mercedes fez a melhor volta das duas sessões para terminar o dia 1 em Lusail na ponta da tabela de tempos.
O dia foi dividido em duas sessões de três horas cada. Na parte da manhã, as coisas começaram lentas com as competidoras demorando a sair e os primeiros tempos surgindo apenas no encerramento da primeira hora.
Inclusive, quem abriu as atividades foi Abbi Pulling com 2min04s431, mas logo tratou de baixar a marca para 2min00s793. Entretanto, não demorou muito para que a titular da Rodin Motorsport logo fosse derrubada para segunda colocação por Hamda Al Qubaisi, que cravou 1min59s753.
Entretanto, a sessão precisou ser interrompida por uma bandeira vermelha – neste momento, apenas sete pilotas tinham tempos anotados. A paralização aconteceu porque Emely de Heus ficou parada na curva 11 com metade do cronômetro tendo rodado.
Relógio recomeçado e outros nomes que começaram a surgir Maya Weug, que foi a primeira a quebrar a casa de 1min58s, com 1min58s907 e fechou a parte da manhã como a mais rápida.
Na parte da tarde, foi a representante da Ferrari quem abriu a tabela de tempos com 2min00s177. Na sequência, foi empurrada para baixo pela companheira Pin, que cravou 1min59s493, enquanto Pulling se aproximou e ficou a apenas 0s008 da competidora – mas logo tomou a ponta.
Depois, então, de um período sem pilotas na pista, Hamda al Qubaisi foi a primeira abaixo de 1min59s, superando a adversária britânica da Alpine antes de uma breve bandeira vermelha.
Com o andamento da sessão, Lia Block chegou a assumir a ponta, mas na sequência, foi a vez de Aurélia Nobels superar a representante da Williams e tomar a primeira colocação com 1min58s242.
Foi apenas na hora final que Doriane voltou a aparecer ao superar em 0s4 o tempo da brasileira. A competidora do carro #28 se manteve na ponta baixando cada vez mais o seu giro rápido, fechando o dia em 1min56s848 e sendo a mais rápida da terça-feira.
Os últimos cinco minutos ainda reservaram uma segunda bandeira vermelha por conta de Bianca Bustamante parada na curva 15, impedindo o pelotão de melhorar. Com isso, Weug e Pulling completaram o top-3.