Pedro de la Rosa: “Alonso buscou o melhor projeto na F1, não o dinheiro”

O ex-piloto de F1, Pedro de la Rosa, acredita que a mudança de Fernando Alonso para a Aston Martin é alimentada por sua veia competitiva, não por um cheque de pagamento.

Ele acredita que a mudança de seu compatriota Alonso, para a Aston Martin é uma evidência de sua crença de que a equipe está em uma tendência ascendente e não apenas alimentada por querer um contrato lucrativo.

Alonso será o substituto de Sebastian Vettel na Aston Martin em 2023, com a confirmação de sua troca alguns dias depois que Vettel anunciou sua aposentadoria da F1.

Essa mudança da Alpine para a Aston Martin é um tanto surpreendente, uma vez que é uma aparente queda na competitividade com base em seus níveis de desempenho atuais, com o raciocínio para a mudança, ser aparentemente pela Alpine não estar disposta a oferecer a Alonso um contrato mais longo do que por apenas uma temporada.

Com um investimento significativo sendo feito para o projeto da Aston Martin por Lawrence Stroll, De la Rosa acredita que Alonso está fazendo a mudança com base na confiança em para onde o projeto está indo a longo prazo.

“A coisa mais importante para um piloto é entrar em um projeto vencedor, mais cedo ou mais tarde. O investimento e a ambição da Aston Martin mostram isso”, disse ele à rádio espanhola La Cadena SER.

Essa chegada de Alonso também deve resultar em um reforço da equipe de engenharia da equipe, de acordo com o ex-piloto que se tornou comentarista. “Como engenheiro, você irá para o melhor projeto, não para aquele que lhe paga melhor. Sua chegada significa atrair mais talentos para um projeto ambicioso.”

O plano que Alonso fez em seu retorno à F1 em 2021, que ele apelidou de ‘El Plan’, parece ter atingido um obstáculo com a mudança lateral, na melhor das hipóteses, da Alpine para a Aston Martin.

“O ‘El Plan’ continua”, disse o aerodinamicista da Aston Martin, Raul Martin Santiago, que participou com De la Rosa no programa. “O ‘El Plan’ é vencer novamente. No final, Fernando não o dirá, mas mudou de plano porque este parece ser melhor. Eu realmente gosto deste casamento, está na direção certa. Lawrence Stroll é um empresário de sucesso.”

“É assim, é um projeto de médio-longo prazo. Ele não vai chegar e começar a ganhar tudo, mas somos ambiciosos”, disse Santiago.

Curiosamente, ele também revelou que Alonso não havia sido mencionado internamente nas fileiras da Aston Martin, como um possível substituto para Vettel.

“Eles nos enviaram um e-mail pela manhã, pouco antes de sair na mídia. Internamente, falava-se de Mick Schumacher ou Nicholas Latifi, eu não achava que Alonso viria. Achei que ele ficaria na Alpine. É difícil de acreditar, mas é a realidade”, acrescentou.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon