Pai de Vettel fala sobre decisão do filho em se aposentar da F1

O pai de Sebastian Vettel, Norbert Vettel, afirmou que ficar no final do grid, desempenhou um papel importante na aposentadoria de seu filho.

Na véspera do fim de semana do GP da Hungria, Vettel anunciou que vai se aposentará no final da temporada 2022, dando fim a uma carreira que começou na F1 em 2007.

Vettel está longe da liderança na Fórmula 1 há algum tempo, não tendo lutado na frente com consistência desde 2019.

Em vez disso, desde que ingressou na Aston Martin a partir de 2021, Vettel raramente desfrutou do luxo de pilotar um carro à frente do pelotão intermediário, com a Aston Martin atualmente à frente apenas da Williams no campeonato de construtores.

De acordo com o pai de Vettel, a falta de oportunidades para competir mais alto no grid, desempenhou um papel importante em sua decisão de se aposentar.

“É uma pena, mas eu o entendo”, disse Norbert Vettel à RTL. “Foi uma carreira incrível para o meu filho, mas o ponto baixo foi na Áustria este ano. Doeu muito para ele ficar no final do grid e isso acelerou esses pensamentos para ele.”

Antes de Vettel se afastar da Fórmula 1, seu pai está determinado a ver seu filho correr ‘ao vivo’ na pista mais uma vez, e o local que ele quer visitar tem um grande significado na carreira de Vettel.

“Definitivamente quero ir para outra corrida e provavelmente escolherei Monza, porque foi onde ele conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 com a Toro Rosso”, disse Norbert. “Foi aí que sua grande carreira como tetracampeão começou, com sua primeira vitória”, disse ele.

Nos últimos anos da carreira de Vettel na F1, ficou claro que é necessário um nível de motivação para que ele atinja a velocidade máxima, o que simplesmente não é fornecido pela sua atual equipe.

Como 53 vezes vencedor de GPs e quatro vezes campeão na F1, todos os títulos conquistados em temporadas sucessivas com a Red Bull, Vettel provou o quão alto ele pode alcançar em um carro competitivo, mas sem isso nos últimos anos seu desempenho máximo só foi visto em alguns flashes.

Em um final de semana de corrida comum, quando a Aston Martin está em algum lugar entre o pelotão intermediário e o final do grid, ou mesmo em 2020, durante sua última temporada sombria com a Ferrari, Vettel raramente teve performances que um tetracampeão poderia fazer, por ter um carro fora do ritmo.

Mas assim que houve algum desempenho no carro, foi quase como o toque de um interruptor, e Vettel de repente parecia o seu antigo eu novamente. Mônaco, Azerbaijão e Hungria em 2021, todos servindo como fortes exemplos disso, mesmo com as cores da Aston Martin.

No entanto, com essas oportunidades aparentemente secando, é compreensível que Vettel tenha perdido a motivação para continuar.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon