Mudanças nas regras do assoalho podem atrapalhar as equipes menores da F1

As equipes menores da Fórmula 1 podem sofrer um grande impacto com os planos da FIA de aumentar as bordas do assoalho dos carros em 25 mm, com a AlphatTauri temendo que isso signifique projetar um chassi totalmente novo para a próxima temporada.

Em uma tentativa de limitar o ‘porpoising’, a FIA planeja ajustar o regulamento do assoalho dos carros na F1, antes da temporada do próximo ano, citando a segurança e a saúde dos pilotos a longo prazo, como o principal motivo.

De acordo com as regras propostas, as bordas dos assoalhos terão que ser aumentadas em 25 mm, mas isso pode ter um grande impacto nas equipes menores da categoria, juntamente com seus orçamentos menores.

“Eu diria que sim”, disse o chefe de desempenho de veículos da AlphaTauri, Guillaume Dezoteux, ao Autosport quando perguntado se isso significaria criar um chassi totalmente novo.

“Obviamente, se você aumentar a borda do assoalho, com o objetivo de reduzir o downforce do carro, especialmente nas curvas de alta velocidade, isso muda muito, como quanta energia você coloca nos pneus e o que a suspensão está fazendo.”

“Isso muda o alcance da suspensão porque talvez você precise levantar o carro. Se você dissesse hoje que teríamos que levantar o carro 20 milímetros porque temos uma prancha mais grossa, não poderíamos fazer isso porque nossa suspensão não foi projetada para isso. Todo o projeto está muito ligado. Então, quando você altera um parâmetro, geralmente afeta todo o resto”, disse ele.

Seis das equipes da Fórmula 1, incluindo a AlphaTauri, se opõem à mudança das regras da FIA. Foi relatado que as equipes podem protestar e tomar medidas legais caso a FIA continue com as mudanças propostas.”

Dezoteux destacou que o tempo também está se esgotando para que as regras sejam decididas. “Estamos no período de definir os principais parâmetros do carro do próximo ano”, disse ele. “Qual deve ser o volume de combustível? Qual deve ser a distribuição de peso ideal do carro?”

“Então, agora, mudar as regras aerodinâmicas é um grande desafio para as equipes, porque você precisa primeiro entender o impacto no desempenho geral do carro. E é uma estimativa a partir disso, para onde você vai. Se continuar mudando, você tomou algumas decisões tarde demais para serem modificadas. O chassi será lançado nas próximas semanas”, acrescentou Dezoteux.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon