O diretor de corrida de Fórmula 1, Rui Marques, assumirá funções de supervisão da Fórmula 2 durante o fim de semana no Catar, após a substituição, Janette Tam, que foi demitida pela FIA. Marques, que é parte da FIA desde 2012, tem assumido o cargo de diretor de corrida em diversas ocasiões, incluindo o GP de Las Vegas e o GP da China.
A saída de Jannette Tam ocorre antes de ela supervisionar uma única corrida, embora tenha sido considerada a substituta de Marques, devido à sua experiência ao longo do tempo com a organização. Sua saída reflete à mudanças e demissões dentro da FIA nos últimos meses, incluindo a saída de destaques como Tim Mayer, Luke Skipper, Steve Nielsen e Natalie Robyn.
A situação aumenta a pressão sobre o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, que também tem lidado com críticas em relação às novas regras de conduta para pilotos, especialmente após o incidente com Max Verstappen em Singapura, onde o campeão mundial foi repreendido por falar palavrão em uma coletiva de imprensa.