Mercedes acredita que Red Bull e Ferrari podem perder dois décimos com nova Diretiva Técnica na F1

A Mercedes espera diminuir a diferença para a Red Bull e a Ferrari em Spa, e afirma que as duas equipes devem perder dois/três décimos, devido à nova diretiva técnica do assoalho.

Devido ao forte ‘porpoising’ que sofreu em boa parte da temporada, tendo minimizado o problemas apenas nas últimas corridas, a Mercedes liderou os pedidos à FIA para que alterasse os regulamentos, objetivando diminuir ou eliminar o problema. A Red Bull, por outro lado, foi contra a interferência da FIA, já que o ‘porpoising’ não chegou a ser uma questão relevante para a equipe.

O órgão regulador do automobilismo está se apoiando no argumento da Mercedes, dizendo que é uma questão de segurança.

Mas ao definir a Diretiva Técnica TD039, a FIA descobriu que algumas equipes estavam usando uma área cinzenta nos regulamentos, para permitir que uma área ao redor de pranchas do assoalho, flexionasse mais do que os 2 mm estabelecidos nas regras. Curiosamente, a Red Bull é uma dessas equipes.

Essa área cinzenta das regras, deve desaparecer a partir do GP da Bélgica, com a FIA estipulando claramente o método de montagem que as equipes devem usar para a prancha e as placas de proteção do assoalho.

De acordo com Michael Schmidt, da Auto Motor und Sport, a Mercedes é só sorrisos, pois está convencida de que a Ferrari e a Red Bull podem perder dois/três décimos devido ao TD039 em Spa.

“Não tenho certeza disso, pois a Ferrari e a Red Bull estão um pouco relaxadas demais com o TD em Spa”, disse Schmidt.

O chefe da Red Bull, Christian Horner, negou que a Red Bull é uma das equipes que trabalham com essa irregularidade no assoalho de seus carros.

Pressionado se a Red Bull, como Toto Wolff acredita, deveria se preocupar, Horner respondeu: “Não, zero. Quero dizer, eu não sei. Talvez ele esteja se referindo a… não sei, carros que estão ao seu redor no momento. Não tenho ideia, mas absolutamente nenhum problema ou preocupação para nós.”

Schmidt diz que os planos da FIA, são de mudar as regras do assoalho mais radicalmente para a temporada 2023, e isso preocupa a Red Bull e a Ferrari.

“Ferrari e Red Bull estão mais preocupados com as mudanças no assoalho para 2023”, disse ele.

Sob essas regras propostas, haveria um aumento de 25 mm das bordas do assoalho, um aumento do difusor sob o assoalho, testes de deflexão lateral mais rigorosos, e o uso de um sensor mais preciso.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon