Massa dá aviso a Leclerc sobre erros da Ferrari

O ex-piloto da Ferrari, Felipe Massa, ofereceu alguns avisos de conselho para Charles Leclerc, já que seu título está escapando de suas mãos.

Massa, que sofreu uma das derrotas de título mais dolorosas da F1 moderna, quando o perdeu para Lewis Hamilton em 2008 na última volta, na última corrida do ano, simpatiza com a situação que Leclerc se encontra. O monegasco, apesar de ter o carro indiscutivelmente mais rápido de 2022, caiu para 80 pontos atrás do líder do campeonato, Max Verstappen, com nove corridas restante na disputa pelo título, graças a uma estratégia desastrosa na Hungria que fez com que ele terminasse em sexto.

Com a maioria desses 80 pontos vindos de erros e falhas da Ferrari, fora do controle de Charles, Massa disse que é fundamental para o monegasco não se virar contra sua equipe neste momento. “Bem, definitivamente ele não está nada feliz”, disse Felipe no Any Driven Monday da Sky F1, quando perguntado sobre a situação de Leclerc. “Mas você precisa ter paciência, porque se começar uma luta agora, não vai ajudar o time.

“Charles, não podemos esquecer, na última corrida, ele cometeu um erro que acabou entregando uma chance muito boa de vencer a corrida e marcar a quantidade certa de pontos.

“Então, você precisa ser paciente. Mesmo que você não esteja feliz com as decisões, com os erros que estão acontecendo, você precisa lutar da maneira certa, profissionalmente.

“Não mostrar isso fora [das pistas], se você começar a mostrar fora, não está ajudando nenhum dos dois lados, mesmo que a Ferrari tenha cometido mais erros este ano. Uma briga lá fora não vai ajudá-los.”

Com a Scuderia subindo para se tornar protagonista do título este ano pela primeira vez desde 2018, Massa disse que foi emocionante para ele ver sua ex-equipe se recuperar de anos de luta com carros mais lentos. “É realmente bom ver a Ferrari de volta à luta. Isso está claro para todos”, disse. “Acho que para a F1 foi muito interessante ver a Ferrari de volta vencendo corridas, lutando pelo campeonato, especialmente no início da temporada.

“Infelizmente, tantas decisões ruins ou problemas de confiabilidade aconteceram este ano que tiraram a Ferrari da luta pelo campeonato.

“Apenas a Ferrari perdeu muitas corridas, muitas vitórias, por causa disso. Além disso, erros de estratégia, custaram muitos pontos, muitos pontos para a Ferrari. E é uma pena porque só de ver a Ferrari lutar pelo campeonato pelo menos até o final do campeonato e isso, com certeza, acabou.”

Com o chefe da equipe, Mattia Binotto, tentando evitar as pressões externas sobre a equipe, escolhendo apontar o dedo para a falta de ritmo do F1-75 na Hungria em vez de decisões estratégicas ruins, Massa disse que é obvio que Binotto está tentando manter a estabilidade. “Então o campeonato de pilotos está basicamente terminado”, acrescentou ele.

“Max [Verstappen] está fazendo um trabalho incrível e merece ganhar seu segundo título. Mas a Ferrari tem um pequeno risco agora porque não está mais lutando pelo campeonato de pilotos, e também corre o risco de perder o segundo lugar para a Mercedes no campeonato de construtores.

“A pressão que a Ferrari tem dia após dia, corrida após corrida, nunca é uma boa pressão para a equipe italiana. Porque as coisas podem mudar. Se as coisas erradas mudarem, decisões que não ajudam a equipe a continuar competitiva e crescendo, isso não é uma coisa muito boa para a Ferrari.

“Então, eu realmente espero que a Ferrari volte às vitórias em breve, porque, caso contrário, as coisas não serão muito boas para a equipe até o final da temporada.”

Começaram a circular rumores de que Mattia Binotto poderia pagar pela desastrosa disputa pelo título da Ferrari com o seu trabalho, mas Massa pediu calma nesse aspecto e disse que seu ex-colega precisa de tempo para poder tomar as decisões corretas. “Eu o conheço muito bem. Trabalhamos juntos por muito tempo, ele era engenheiro de motores”, disse o brasileiro sobre Binotto.

“Então ele se tornou chefe na área de motor. Quando ele se tornou diretor técnico e depois chefe de equipe, eu não estava mais lá.

“Então ele é um engenheiro muito bom, um cara muito profissional. Ele entende muito sobre isso no lado técnico. Ele também é um cara legal, para ser honesto. Também gosto dele como pessoa.

“Mas no final, você entende que o resultado não está saindo como deveria. Portanto, não podemos culpá-lo definitivamente, mas precisamos dizer que ele faz parte disso. Definitivamente, é preciso ter um pouco mais de calma para as decisões, entender o que não está acontecendo, porque os muitos erros que ocorreram no início da temporada, em termos de estratégia, ainda estão acontecendo.

“Ele precisa virar e mudar as coisas de forma rápida, senão ele pode pagar por isso, sabe?”