Marko acha que Leclerc merece penalidade: “De acordo com o regulamento, ele merece”

Durante a classificação para o GP de Mônaco, Charles Leclerc passou direto pela balança de pesagem dos carros, e teve que ser empurrado de volta para o pit lane por sua equipe. Nenhuma palavra da FIA sobre uma investigação se seguiu, mas de acordo com Helmut Marko, o incidente deve ser penalizado.

Os pilotos de F1 são chamados aleatoriamente durante a qualificação para a pesagem com o carro. Leclerc acidentalmente passou reto pela chamada obrigatória, forçando a Ferrari a empurrar seu carro para trás.

Segundo Marko, o incidente é contra as regras, pois tais acontecimentos foram severamente punidos em outras categorias. “Se você punir isso consistentemente como nas categorias juniores, é uma punição drástica. Ele passou. Eles não mudaram nada no carro, mas de acordo com os regulamentos deveria ter uma penalidade”, disse ele à ORF.

“Não desejo isso para ele, porque ele já teve muito azar em Monte Carlo, mas não acho que você possa dizer que empurrar o carro de volta resolve essa infração”, continuou o conselheiro da Red Bull. O austríaco confirma que a Red Bull não apresentará um protesto, mas acha que outras equipes podem fazê-lo. Até agora, os comissários não disseram nada sobre o assunto.

“Acho que não precisamos intervir aqui. Era tão óbvio. Há outras equipes atrás dele também, todo mundo está interessado em subir de lugar. Não vamos fazer nada oficialmente.”