A McLaren, apontada por muitos como favorita para dominar a temporada 2025 da Fórmula 1, não espera ter um domínio tão absoluto quanto o da Red Bull Racing nos últimos anos. Oscar Piastri acredita que a concorrência será mais acirrada e que um domínio prolongado é improvável, especialmente com as mudanças de regulamento em 2026.
“Não acho que seja provável. Obviamente, seria ideal tentar ter esse nível de sucesso e competitividade”, afirmou Piastri, em declarações à imprensa antes do GP da Austrália. “Acho que é o que toda equipe e todo piloto sonham. Mas neste momento dos regulamentos, com o que aconteceu na temporada passada, esperar isso é incrivelmente ingênuo. Acho que esta temporada será muito apertada, se não ainda mais, do que a segunda metade do ano passado, especialmente.”
Piastri, portanto, acredita que a disputa pelo topo será intensa, com várias equipes na briga por vitórias. Ele também destacou que as mudanças de regulamento em 2026 devem alterar a hierarquia da Fórmula 1. “Temos um novo conjunto de regras chegando no próximo ano, e isso provavelmente vai mudar bastante a ordem de classificação, ou pelo menos as diferenças”, encerrou o australiano.
O piloto da McLaren, que cresceu próximo ao circuito de Melbourne, espera uma corrida emocionante em casa nesse próximo final de semana, mas reconhece que o cenário da Fórmula 1 está em constante mudança e que o domínio de uma única equipe é improvável no futuro próximo.
O F1MANIA.NET acompanha o GP da Austrália ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.