FIA desclassifica Hamilton da corrida Sprint em Interlagos por irregularidade no DRS

É oficial: Lewis Hamilton recebeu uma pesada punição pela irregularidade de sua asa no GP de São Paulo da F1. Neste sábado (13), a FIA decidiu por desclassificar o inglês da corrida Sprint, tendo de largar da última colocação.

A situação estava se arrastando desde a pós-classificação da sexta-feira. Assim que terminou a tomada de tempos onde o heptacampeão ficou com a pole-position, o piloto foi chamado pelos fiscais por conta de sua asa traseira, que abria mais do que o permitido no regulamento.

Com isso, o competidor da Mercedes foi a primeira vez até a sala dos comissários. Acontece que na manhã deste sábado, representantes da Mercedes também foram se encontrar com os fiscais em uma reunião de quase 1h.

Aconteceu o segundo treino livre e nenhuma decisão foi tomada. Então, às 14h05 do horário de Brasília, a FIA anunciou a desclassificação de Lewis, que vai largar da última colocação –portanto, em 20º -, na corrida que acontece neste sábado.

“O delegado técnico informou que o carro #44 falhou no teste designado para checar os requerimentos do último parágrafo do Art. 3.6 do Regulamento Técnico de 2021. A checagem está descrita na diretiva técnica 011-19. Em termos, há uma distância entre a parte de cima e de baixo da asa traseira”, começou o documento da FIA.

“Quando o DRS é ativado, que leva a parte superior a uma posição plana, deve ter uma abertura entre 10mm e 85mm. A distância máxima é medida de acordo com o TD/011-19, empurrando um medidor de 85ss com uma carga máxima de 10 newtons. Caso o medidor passe, então, o carro não passou no teste”, continuou.

“Neste caso, o medidor não passou na menor sessão da asa, mas na outra seção da asa. Esse teste foi repetido quatro vezes com dois medidores diferentes, um feito pela presença dos comissários e representantes do competidor”, emendou.

“Os comissários realizaram uma reunião com Ron Meadows, o representante do competidor, e Simon Cole, chefe-engenheiro. Jo Bauer, delegado técnico da FIA, e Nicholas Tombazis, diretor-técnico dos fórmula. Os comissários realizaram nova reunião nesta manhã para mais informações que também contou com John Owen”, encerrou.

Além de largar em último na corrida Sprint, Hamilton também encara punição para a corrida do domingo. O motivo foi que o competidor trocou o motor de combustão, perdendo cinco posições do grid de largada.