F1: TL2 no México terá noventa minutos de duração com teste de pneus para 2025

O GP do México deste fim de semana, 20ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, terá uma pequena mudança no formato tradicional, apesar de seguir o cronograma com três treinos livres, sessão de classificação e GP. A alteração está relacionada a um teste especial de pneus organizado pela Pirelli, visando o desenvolvimento de compostos para a temporada de 2025.

Enquanto o primeiro treino livre seguirá o formato habitual de 60 minutos, a segunda sessão será estendida para 90 minutos. Esse tempo adicional será utilizado para testes dos novos compostos de pneus mais macios, incluindo o protótipo do pneu ‘C6’, que pode ser introduzido na temporada de 2025.

Cada piloto terá dois conjuntos extras de pneus para essa sessão, um idêntico ao usado ao longo do fim de semana, para servir de referência, e outro protótipo de 2025. Esses pneus não terão as marcas de cores habituais nas laterais, sendo apenas a Pirelli capaz de identificar quais compostos foram atribuídos a cada carro.

Segundo a Pirelli, o plano é que cada equipe execute uma série de voltas de desempenho e uma simulação de corrida com cada conjunto, utilizando a mesma quantidade de combustível para garantir dados comparáveis. Contudo, pilotos titulares substituídos por jovens talentos no TL1, como parte da obrigatoriedade da Fórmula 1, terão um tempo reduzido no TL2 para participar dos testes da Pirelli e poderão usar um jogo adicional de pneus médios para compensar.

Esses testes de pneus, que continuarão em Abu Dhabi após o encerramento da temporada, devem dificultar a preparação das equipes para a sessão de classificação e a corrida, já que o tempo dedicado ao ajuste dos carros ficará restrito aos treinos livres 1 e 3. Mesmo assim, a Pirelli vê esse formato como muito importante para coletar dados para o futuro desenvolvimento de seus compostos.

Com essas mudanças, o GP do México trará não apenas a habitual disputa por posições, mas também uma importante contribuição para o futuro da Fórmula 1, já de olho na temporada de 2025.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.