F1
|
10 de julho de 2024 10:42

F1: Stroll afirma que Aston Martin errou caminho no desenvolvimento

Enquanto em 2023 a Aston Martin conseguiu vários pódios na Fórmula 1, todos com Fernando Alonso, a realidade da equipe britânica na temporada atual é bem diferente, pois nenhum pódio conquistado até aqui. E a notícia para os fãs da equipe não é muito animadora, pois a melhora no desempenho parece depender basicamente de sorte.

Lance Stroll acredita que o bom desempenho do ano passado criou uma falsa expectativa externa. “Não somos (pelo menos por enquanto) uma equipe de ponta”, afirmou o piloto canadense. Ele também explica os motivos que levaram a Aston Martin a perder terreno para Red Bull, McLaren, Mercedes e Ferrari este ano.

Fernando Alonso foi o responsável por garantir a presença regular da Aston Martin no pódio em 2023. No entanto, o espanhol não venceu nenhuma corrida em uma temporada dominada pela Red Bull Racing. “Tínhamos um carro rápido, alguns pódios e muitos top 5”, disse Stroll ao GPblog. “Mas acho que ainda precisamos crescer como equipe, ser mais fortes e robustos. No fim das contas, tomamos um caminho errado em termos de filosofia de desenvolvimento.”

Stroll continuou: “Pegamos o caminho errado e lentamente fomos percebendo isso. Agora, precisamos mudar de direção e dar tempo para o desenvolvimento e voltar a sermos bons. Acho que esse é o processo de amadurecimento de uma equipe. É parte do aprendizado. Infelizmente, estamos pagando o preço agora e não estamos onde queremos estar na pista, nas posições que almejamos. Mas continuamos pressionando para seguir em frente”, disse ele.

A contratação de Andy Cowell (ex-chefe de motores da Mercedes) como novo CEO da Aston Martin, pode ser um passo importante para a recuperação da equipe. “Ainda não tive contato com ele, mas já conhecia Andy anteriormente. Conversamos algumas vezes ao longo dos anos”, disse Stroll. “É uma notícia muito empolgante. Acho que anima toda a equipe, toda a fábrica ver Andy a bordo e fazendo parte do projeto. Ele é uma lenda do esporte e conquistou muito sucesso ao longo dos anos no setor de unidades de potência na Mercedes. Então, é uma notícia positiva e animadora”, encerrou o piloto canadense.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.