Carlos Sainz expressou sua preocupação sobre as mudanças nas regras da Fórmula 1 para 2026, dizendo que é “uma pena” que a redefinição das regras possa bagunçar a competitividade na F1.
Em 2024, a F1 viveu uma temporada histórica, com sete vencedores diferentes, o maior número desde 2012. Após o GP de Abu Dhabi, Sainz comentou que a F1 estava alcançando um equilíbrio: “Acho que a Fórmula 1 está em um bom momento agora, com uma competição equilibrada, também acho que as equipes têm mais oportunidades iguais de lutar”, disse Sainz.
“E não se trata apenas de orçamento. São as pessoas, é a infraestrutura que você pode ter, que pode alcançar. E você pode ver isso com a McLaren, pode ver com as quatro melhores equipes agora, estamos todos a alguns décimos um do outro, e isso torna o Campeonato de Pilotos mais justo porque o piloto pode fazer mais diferença, mas também o Campeonato de Construtores mais justo,” acrescentou.
“É uma pena, de certa forma, que isso esteja sendo redefinido em 26, porque sinto que a Fórmula 1 está, pela primeira vez em muito, muito tempo, alcançando uma competição mais equilibrada entre todas as equipes e todos os pilotos para mostrar quem é o melhor time, mas quem também é o melhor piloto. E sim, eu acho que é um pouco uma pena,” concluiu.
Em 2026, os carros vão passar por mudanças. Eles ficarão mais leves e menores, com a adição de mais aerodinâmica móvel na frente e atrás. Essas mudanças nas regras dão as equipes a chance de ajustar suas configurações, o que pode dar certo ou acabar causando problemas, como já aconteceu em regras anteriores.