Gabriel Bortoleto vai fazer sua estreia na temporada 2025 da Fórmula 1. O piloto assinou com a Sauber, que em 2026 se torna a Audi, e vai ter Nico Hülkenberg como companheiro de equipe.
O brasileiro chega ao grid da categoria com grandes credenciais, pois além de ser campeão da Fórmula 3 e Fórmula 2 de forma consecutiva e em seus anos de estreia, ainda tem a carreira gerida desde 2022 pela A14, empresa de ninguém menos que Fernando Alonso.
E obviamente o bicampeão sempre acompanhou seu pupilo bastante de perto. Seja na F3, na F2 ou no anúncio da F1, o competidor sempre vibrou, acompanhou e não deixou de comentar e elogiar todos os feitos.
Em setembro do ano passado, antes mesmo da confirmação de Bortoleto na Sauber, o espanhol fez questão de ressaltar o talento do brasileiro. “Não é fácil dar conselhos, pois cada piloto é diferente, mas ele tem um talento incrível. Como eu já disse em Baku, ele é o único novato na F3 ou F2 que está liderando o campeonato. Todos os outros fizeram muitos testes com carros de F1 e F2, enquanto Gabriel é um novato puro, o que só reforça o seu talento”, chegou a dizer.
Pouco depois, ainda quando Bortoleto estava na briga pela vaga na F1, Fernando voltou a falar sobre o jovem competidor e já mostrava total crença de sua subida para a F1. “Tem um talento incrível, e muito modesto, acho que é uma das coisas que precisamos trabalhar. Além do talento, trabalha duro, e é por isso que ele cresceu na F2 e na F3, e como dissemos, venceu na F3 como um novato e está lutando pelo título na F2 como um novato, então é uma grande conquista. É apenas uma questão de tempo de ele chegar à F1”, chegou a dizer.
Então, em dezembro, com tudo anunciado e já fechado, Alonso apostou alto e disse que o brasileiro vai ser o melhor novato de 2025. “Ele é o melhor. Foi campeão em sua temporada de estreia na F3 e também na F2. Sei que há muita conversa sobre a nova geração, muitos estreantes talentosos no próximo ano, mas o melhor é Gabriel. Ele mostrou isso na pista com os mesmos carros. Talvez no próximo ano ele não tenha o mesmo equipamento que outros, mas espero que não se esqueçam de que ele é melhor do que eles. Foi e continuará sendo”, pontuou.
E por fim, mais recentemente, o bicampeão espanhol comentou como acredita que Bortoleto vai chegar bastante preparado para sua estreia na F1, sem precisar se pressionar. “Talvez a pressão não seja enorme quando você não é, talvez como você disse, super competitivo desde o primeiro dia, mas ele obviamente colocará pressão sobre si mesmo para tentar ser competitivo. Será uma grande mudança de qualquer outra categoria para a Fórmula 1, mas vimos com alguns dos novatos também estão muito bem preparados para o esporte, então, não tenho medo de que ele aproveite a experiência e esteja pronto para isso. É muito jovem, então, nos primeiros anos precisa passar e precisa aprender todos os dias. Porque a Fórmula 1, desde o começo, ensina muitas coisas”, completou.