F1: Red Bull pode “seguir caminho” da McLaren e da Mercedes com asas flexíveis

Christian Horner admite que a Red Bull também pode adotar o modelo de asas flexíveis caso a FIA não considere o design da McLaren e da Mercedes ilegal.

O chefe de equipe da RBR e o da Ferrari, Fred Vasseur, concordam que as asas flexíveis dessas equipes seriam as responsáveis pela melhora no seu desempenho, e pressionam a FIA para averiguar a sua legitimidade.

“Acho que o mais importante para qualquer equipe, como em todas essas questões, é sempre a clareza”, disse Horner. “Algo é aceitável ou não? Se for considerado aceitável, obviamente isso nos encoraja a buscar soluções semelhantes.”

“O regulador obviamente tem todas as informações disponíveis. Eles têm todas as análises que recentemente foram feitas com câmeras em muitos carros. Então, acho que eles estão coletando esses dados. Mas sim, é uma daquelas coisas que, como eu disse, se for considerado aceitável, você segue esse caminho.”

Após o GP da Itália, a FIA declarou: “A FIA está examinando as asas dianteiras em todos os eventos com várias verificações (conformidade das superfícies, conformidade das deflexões) em relação ao Regulamento Técnico relevante da F1.” Tal regulamento afirma: “qualquer parte da borda de fuga de qualquer aba da asa dianteira pode defletir no máximo 5 mm, quando medida ao longo do eixo de carga, quando uma carga pontal de 60N é aplicada perpendicularmente à aba.”

Foram implementadas mais câmeras “para garantir que todas as equipes tenham operado com a câmera obrigatória da FIA em diferentes tipos de pistas (baixa, média, alta e muito alta pressão aerodinâmica).”

A FIA está buscando coletar dados “para obter uma imagem mais objetiva da situação e quantificar as diferenças entre os vários padrões dinâmicos observados na pista.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.