F1: Problemas nos freios limitam ação de Theo Pourchaire no TL1 do GP do México

Theo Pourchaire, o jovem piloto da Alfa Romeo / Sauber, teve uma primeira sessão de treinos livres frustrante no Grande Prêmio da Cidade do México. O francês, que substituiu Valtteri Bottas durante a sessão, relata problemas contínuos no sistema de freios que limitaram severamente sua participação na pista do Autódromo Hermanos Rodríguez.

Pourchaire estava entre os cinco novatos que tiveram a oportunidade de participar da primeira sessão de treinos livres. A inclusão de novos pilotos em treinos livres é uma exigência regulamentar da F1, e com o fim da temporada se aproximando, as equipes estão correndo para cumprir essa regra.

Mas para o francês, a experiência foi menos do que ideal. Segundo ele, um “pequeno problema no sistema de freios” atrapalhou seus esforços. O piloto esclareceu que tanto ele quanto a equipe ainda não têm certeza da origem exata do problema. “É o automobilismo, isso pode acontecer. Infelizmente aconteceu quando eu estava no carro para a primeira sessão de treinos livres,” disse Pourchaire.

Além do problema de freio, o piloto de 20 anos também expressou sua decepção pelo fato de não ter conseguido tirar o máximo proveito da sessão, especialmente porque sua última experiência em um carro de F1 foi em Abu Dhabi no ano passado. “Eu queria dirigir, a pista parece legal. Fiz algumas voltas pequenas, mas não pude acelerar porque não era seguro fazer isso”, afirmou.

Olhando para o futuro, Pourchaire disse que o foco principal em Abu Dhabi seria a conquista do título da Fórmula 2, onde ele atualmente lidera com uma margem de 25 pontos sobre Frederik Vesti. Ele também espera outra oportunidade para mostrar suas habilidades em F1, possivelmente em Abu Dhabi, substituindo Zhou Guanyu.

O próximo desafio da F1 será o GP do Brasil, que contará com o formato de Sprint, seguido pelo GP de Las Vegas, que apresentará uma nova configuração de pista.

O piloto também revelou que sua preparação para a sessão no México foi intensiva, com um foco significativo no treinamento de simulador e na preparação física. No entanto, sua preparação não pôde prever o problema técnico que acabou limitando seu tempo na pista. “Claro que estou desapontado, mas faz parte do automobilismo,” concluiu Pourchaire.

Com o Grande Prêmio do México sendo um palco importante para a temporada da F1, a equipe Alfa Romeo terá que resolver rapidamente o problema do sistema de freios para garantir uma melhor participação de Bottas na próxima sessão de treinos.