A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou uma mudança significativa nos valores máximos das multas aplicáveis na Fórmula 1. O teto foi quadruplicado, saltando de 250.000 euros para a impressionante marca de 1 milhão de euros. Essa decisão gerou diversas reações entre os pilotos, que expressaram suas opiniões a respeito.
Max Verstappen, da Red Bull Racing, foi um dos primeiros a comentar o assunto com uma abordagem humorada. “Gostaria de saber que tipo de infração custaria um milhão. Se tocar em uma asa traseira custa 50 mil, então o que custaria um milhão? Talvez possamos até patrocinar garrafas de vinho. Vou me preparar,” brincou Verstappen.
Charles Leclerc, da Ferrari, também ficou intrigado com a quantidade de dinheiro envolvida. “É uma quantia enorme de dinheiro, então novamente, não faço ideia do que mereceria uma penalidade de 1 milhão de dólares. Alguns pilotos ganham menos do que isso, então é muito dinheiro”, ponderou. Kevin Magnussen acrescentou, em tom de piada, que Leclerc poderia “dar seu relógio para a FIA, mas eu desapareceria, nunca mais seria encontrado”.
Daniel Ricciardo, que está fazendo seu retorno no GP dos EUA após uma lesão na mão, chamou a quantia de “assustadora”. Lewis Hamilton, da Mercedes, por sua vez, considera o assunto sério. “Quando se trata de coisas assim, realmente precisamos pensar na mensagem que isso envia para aqueles que estão assistindo. Se vão ser multas de 1 milhão, vamos garantir que 100% disso vá para uma causa”, sugeriu Hamilton.
O heptacampeão mundial ainda destacou que há muito dinheiro na indústria da F1 e que mais deve ser feito em termos de “criar melhor acessibilidade, melhor diversidade e mais oportunidades para pessoas que normalmente não teriam a chance de entrar em um esporte como este”.
Os pilotos claramente têm opiniões mistas sobre este aumento dramático nas multas. Enquanto alguns veem o lado humorístico, outros, como Hamilton, veem uma oportunidade para direcionar essas somas consideráveis para causas nobres. A FIA ainda não detalhou como esse novo regime de multas será implementado, nem esclareceu quais infrações poderiam levar a multas tão altas, deixando tanto pilotos quanto fãs em expectativa.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon