A Fórmula 1 disputa neste final de semana o GP do Canadá, décima etapa da temporada 2025. Líder do campeonato, Oscar Piastri pode alcançar feito notável que apenas Lewis Hamilton e Max Verstappen conseguiram.
No atual campeonato, o australiano já venceu cinco das nove provas disputadas até o momento. Ainda, só ficou fora do pódio uma vez, inclusive em sua prova caseira na Austrália, quando teve problemas e cruzou a linha de chegada em nono.
Então, caso o titular da McLaren termine mais uma vez no top-10 em Montreal, será sua 28ª corrida consecutiva dentro da zona de pontos. Apenas Verstappen e Hamilton têm feitos semelhantes, com o holandês já tendo pontuado por 43 etapas seguidas entre Ímola 2022 e Arábia Saudita 2024, e o heptacampeão da F1 com recorde absoluto com 48 corridas entre Silverstone 2018 e Bahrein 2020.
A última vez em que Piastri terminou fora da zona de pontuação foi no GP de Miami de 2024, quando cruzou a linha de chegada em 13º. Na época, foi atacado por Carlos Sainz e teve a asa danificada, caindo para fora do top-10.
Atualmente, oscar está empatado com Kimi Räikkönen como pilotos dentro da zona de pontos por 27 corridas consecutivas. O finlandês pontuou entre Bahrein 2012 e Hungria 2013.