Sergio Perez está confiante de que a nova equipe Cadillac alcançará um pódio na Fórmula 1 ‘em um futuro próximo’. O mexicano retorna ao grid em 2026 após um ano afastado da categoria, e acredita que o projeto liderado por Michael Andretti e pela General Motors tem potencial para surpreender.
“Sim, acredito nisso. Acho que já subi ao pódio com todas as equipes pelas quais corri, exceto a McLaren”, afirmou Perez em entrevista à Reuters. “Vamos começar atrás e avançar progressivamente. Mas no fim das contas, o pódio é um objetivo para o futuro próximo. Não importa quem consiga, o importante é que seja a Cadillac”.
Perez formará dupla com Valtteri Bottas, somando mais de quinhentas largadas e dezesseis vitórias na Fórmula 1 entre eles. O mexicano visitou recentemente as instalações da equipe em Silverstone e Charlotte, além de ter trabalhado no simulador da General Motors.

Antes de iniciar a pré-temporada, ele voltará a um carro de Fórmula 1 esta semana, pilotando uma Ferrari SF-23 preta em um teste de dois dias no circuito de Ímola. “Estou curioso para saber quantas voltas meu pescoço vai aguentar antes de desistir”, brincou. “Mas será ótimo. É uma boa forma de encerrar o ano antes de voltar oficialmente. É também um momento para começarmos a trabalhar juntos, pilotos, engenheiros e mecânicos, e falar a mesma linguagem”, disse ele.
Mesmo reconhecendo que o começo pode ser difícil, Perez destacou a seriedade do projeto: “Normalmente, as novas equipes que entraram na Fórmula 1 enfrentaram dificuldades financeiras. Mas esta é uma equipe que chega de verdade, para fazer as coisas da melhor maneira e para vencer. Cadillac veio para grandes feitos”, acrescentou.
O time já deu início à produção dos dois primeiros chassis, e o chefe de equipe, Graeme Lowdon, confirmou que o cronograma está dentro do previsto. A Cadillac estreia em um momento de mudança de regulamentos na F1, com novos carros mais leves e motores atualizados, o que coloca todos os times em condições semelhantes de desenvolvimento.
A Cadillac irá utilizar motores Ferrari em sua estreia na Fórmula 1, e por isso o time italiano vai ajudar no teste de Perez esta semana, até que a equipe americana passe a usar unidades de potência próprias, a partir de 2028.
