Lando Norris e Oscar Piastri abandonaram a Sprint do GP dos Estados Unidos de Fórmula 1 2025 logo na primeira volta, após um toque entre eles provocado por um incidente envolvendo Nico Hülkenberg. Foi a segunda colisão entre os dois pilotos da McLaren em apenas duas corridas, mas desta vez, as consequências foram muito mais graves.
Os dois candidatos ao título viram suas chances de pontuar evaporarem ainda na curva 1, quando Hülkenberg, da Sauber, tocou Piastri durante a disputa por posição. O contato acabou lançando o australiano contra Norris, resultando em danos irreparáveis nos dois carros da McLaren. Com o abandono duplo, Max Verstappen, que venceu a Sprint, ganhou oito pontos sobre os rivais diretos na luta pelo campeonato.
Norris evitou apontar culpados e afirmou que teve pouca margem para reação. “Não faço ideia. Eu rodei, fui acertado. Preciso assistir melhor ao lance. Eu só fui tirado da corrida, não tinha muito o que fazer”, declarou o britânico após o abandono.
Líder do campeonato, Piastri também relatou a sequência de acontecimentos do seu ponto de vista. “Ainda não vi as imagens de TV, mas tive uma boa largada e nós dois fomos bem fundo na curva 1. Tentei cortar por dentro e fui atingido. Não é a melhor forma de começar o dia, mas preciso rever as imagens”, afirmou.
O CEO da McLaren, Zak Brown, responsabilizou Hülkenberg pelo incidente, dizendo que o toque inicial entre o alemão e Piastri foi determinante para a batida que tirou seus dois pilotos da Sprint. Brown, no entanto, minimizou possíveis consequências para o restante do fim de semana e garantiu que a equipe espera alinhar os dois carros normalmente na classificação deste sábado.
A colisão ocorre em um momento decisivo da temporada da Fórmula 1, com Norris e Piastri separados por apenas 22 pontos na luta pelo título e Verstappen tentando se aproximar após uma sequência forte nas últimas etapas. O abandono dos dois pilotos da McLaren reacende a tensão interna, já que é a segunda vez consecutiva que a dupla se envolve em incidentes diretos na pista.
A McLaren agora concentra seus esforços na classificação para a corrida principal, marcada para este sábado (18), às 18h00 (horário de Brasília), no Circuito das Américas. A corrida do GP dos Estados Unidos será no domingo, às 16h00. O F1MANIA.NET acompanha tudo em tempo real em texto. O F1 TV Pro transmite todas as sessões com imagens ao vivo, o Bandsports exibe todas as atividades exceto a corrida, e a Band transmite a classificação e a corrida na TV aberta.
