F1: Newey pode influenciar mudança de Verstappen para a Mercedes

A saída de Adrian Newey da Red Bull no início da temporada de Fórmula 1 de 2025 levanta questões sobre o futuro não apenas do renomado designer, mas também de pilotos como Max Verstappen.

O vencedor de dez corridas de Fórmula 1, Gerhard Berger, acredita que todas as equipes estarão de olho em contratar Newey agora que ele está disponível no mercado.

“É essencial para todas as equipes quererem tê-lo”, disse Berger ao jornal alemão Bild, destacando o potencial impacto da escolha de Newey em movimentar o mercado de pilotos.

“Se Newey optar pela Mercedes, Verstappen estaria lá em pouco tempo. Newey é um gênio absoluto – onde ele está, há sucesso. Ele provou isso nos últimos 25 anos.”

Embora Verstappen tenha um contrato com a Red Bull até o final de 2028, a possível chegada de Newey em outra equipe poderia influenciar suas decisões futuras.

“Max está em uma fase de reflexão sobre como proceder sem seu mentor Helmut Marko e o técnico Adrian Newey”, disse Berger.

“A Red Bull é certamente a melhor solução no momento, mas Max tomará uma decisão difícil por uma solução melhor assim que surgir uma oportunidade. Ele é impulsionado pelo desempenho,”

Enquanto isso, a especulação sugere que Newey pode ser a peça cobiçada em uma disputa entre equipes como Ferrari e Mercedes.

“No momento, parece que Newey acabará na Ferrari, se isso acontecer, uma nova era de sucesso poderia começar com Vasseur, Newey, Leclerc e Hamilton. Essa combinação seria muito difícil de ser batida pelos outros,” concluiu Berger.